Início / Agricultura / António Ventura destaca produção sustentável dos Açores em Dia Mundial da Alimentação

António Ventura destaca produção sustentável dos Açores em Dia Mundial da Alimentação

O secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural disse hoje, 16 de Outubro, na Horta, que em Dia Mundial da Alimentação, “é premente destacar a importância dos agroalimentos produzidos nos Açores, a sua qualidade e o seu exemplo de produção sustentável”.

“Os agroalimentos açorianos que contém características únicas e são um exemplo de produção sustentável, pelo que neste Dia Mundial da Alimentação, faz todo o sentido destacar aquilo que é nosso e incentivar ao consumo local e a reduzir a dependência de importação”, frisou o governante.

“Os enormes desafios ambientais e climáticos que se colocam ao mundo rural e à agricultura do futuro tornaram a salvaguarda da segurança alimentar, bem como o reforço da resiliência e sustentabilidade dos sistemas alimentares, objetivos centrais e incontornáveis das políticas públicas ao nível europeu, nacional e regional, em particular da política agrícola e de desenvolvimento rural”, sublinhou António Ventura.

“É nesse sentido que o Governo Regional tem trabalhado, promovendo o desenvolvimento agrícola na Região, uma melhor alimentação e a segurança alimentar, com o objectivo primórdio de fazer com que os açorianos sintam que a sua alimentação é segura, credível e de confiança”, acrescentou, segundo nota de imprensa do Executivo açoriano.

Área de milho semeada volta a atingir novo recorde

O secretário Regional lembrou que, em 2023, “a área de milho semeada voltou a atingir um novo recorde nos Açores, sendo de 13.641,44 hectares, o que, comparativamente a 2018, sofreu um acréscimo de 1.623,95 hectares, ou seja, um aumento de 13,5%. Existem ainda 278 hectares de produção de sorgo e dez hectares para a produção de milho de grão”.

O governante destacou ainda os produtos açorianos reconhecidos como DOP ou IGP, como o Queijo de São Jorge DOP, a Carne IGP ou o Ananás DOP, entre outros produtos com titularidade jurídica comunitária, reconhecidos como agroalimentos qualificados e exemplo do “bom que se produz nos Açores”.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado desde 1981 a 16 de Outubro, data que corresponde também à fundação da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais.

Formação profissional

António Ventura falava na entrega de diplomas de formação profissional em contexto de trabalho a vários jovens do ensino regular e do ensino profissional no Serviço de Desenvolvimento Agrário do Faial, onde voltou a reforçar o Programa de Capacitação dos Agricultores para o Desempenho Sustentável das Explorações Agrícolas âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Estas ações focam-se na especificidade da produção agrícola de cada ilha, no âmbito da gestão eficiente e sustentável das explorações agrícolas em termos económicos, sociais, ambientais, climáticos, de bem-estar animal, de saúde pública e de eficiência na utilização dos recursos”, adiantou.

Segundo António Ventura, a medida “prevê a realização de um conjunto alargado e diverso de acções visem capacitar e aconselhar os produtores e trabalhadores agrícolas nas principais fileiras agrícolas regionais e deverá atingir 2.000 explorações agrícolas até 2025”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confederação das micro e pequenas empresas: redução do IRC visa “essencialmente as grandes empresas”

Partilhar              A CPPME — Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas considera que “a redução …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.