Início / Agricultura / Ampliação da sala de desmancha do Matadouro de Santa Maria avança com apoio do PRR

Ampliação da sala de desmancha do Matadouro de Santa Maria avança com apoio do PRR

A Agromariensecoop — Cooperativa de Produtores Agropecuários da Ilha Santa Maria viu aprovada a sua candidatura, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na medida para a Agroindústria, para ampliação e adaptação da sala de desmancha do Matadouro de Santa Maria, que se traduz numa ampliação de 95 m2 e numa melhoria da funcionalidade daquele espaço. A intervenção naquele espaço tem um valor de 650 mil euros conta com um apoio do PRR de 496.245 euros.

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural enalteceu hoje, 18 de Dezembro, em Vila do Porto, a aprovação da candidatura. Segundo António Ventura, que falava à margem de uma visita ao matadouro, no âmbito da Visita Estatutária do Governo Regional a Santa Maria, “a intervenção vai ter início em 2024 e vai permitir melhorar as condições de trabalho e, simultaneamente, de capacidade do Matadouro de Santa Maria, designadamente, ao permitir a separação entre o matadouro e a sala de desmancha”.

“A obra vai possibilitar criar uma câmara de carcaças exclusiva para a sala de desmancha, a instalação de uma máquina de embalamento a vácuo com túnel de retracção, e o reposicionamento da zona de lavagem de utensílios”, adiantou António Ventura.

E acrescentou que “a intervenção a realizar vai permitir ainda a ampliação da câmara de produto acabado, duplicando a sua capacidade, que passa a ser de perto de 10 toneladas, assim como a criação de uma câmara de maturação seca de carnes, com capacidade para uma tonelada e com zona de preparação específica de carne maturada”.

Para além disso, continuou, “será efectuada uma instalação frigorífica nova a CO2, totalmente independente da instalação do matadouro e a inclusão de painéis fotovoltaicos, para além da criação de balneários masculinos e femininos e de um escritório, exclusivos para a sala de desmancha”.

Na ocasião, o responsável pela pasta da agricultura avançou que a Região viu 19 candidaturas aprovadas na medida da Agroindústria, num valor total de mais de 15,8 milhões de euros e que contarão com uma comparticipação de 8,5 milhões de euros do PRR.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.