Início / Agenda / Projecto REA Alentejo debate alterações climáticas e desertificação no Baixo Alentejo

Projecto REA Alentejo debate alterações climáticas e desertificação no Baixo Alentejo

A ADPM — Associação de Defesa do Património de Mértola convida todos os interessados para o evento final do projecto REA Alentejo, com o tema “Alterações Climáticas e Desertificação: como pode o Baixo Alentejo preparar-se para enfrentar fenómenos adversos?”, a decorrer no próximo dia 19 de Dezembro (terça-feira), às 9h30, no Centro de Incubação de Base Tecnológica (CIBT NERBE), em Beja.

A sessão contará com a divulgação de dados inéditos sobre a desertificação e fenómenos climáticos extremos no Baixo Alentejo, bem como sobre os resultados do projecto e a apresentação de outros projectos do mesmo âmbito.

A participação é gratuita, inclui almoço e uma visita ao Parque Biológico da Cabeça Gorda, e ainda tem inscrições abertas (aqui). Programa completo aqui.

O REA Alentejo é um projecto promovido pela ADPM – Associação para a Defesa do Património de Mértola e desenvolvido por uma parceria alargada, que tem como principal objectivo criar um modelo replicável que permita restaurar a produtividade agrícola e florestal nas zonas semiáridas do sudeste de Portugal.

O projecto pretende ser um referencial no processo de beneficiação e restauro dos ecossistemas das regiões semiáridas do sudeste do Alentejo e potenciar uma melhoria da saúde do solo, do funcionamento dos ecossistemas e, consequentemente, da qualidade de vida das comunidades rurais e potenciar a sua implementação junto das explorações agroflorestais das regiões semiáridas do sudeste do Alentejo.

Segundo os responsáveis pelo REA Alentejo, cerca de 94% da NUTS Baixo Alentejo é susceptível à desertificação. Na margem esquerda do Guadiana, a região de Mértola regista mesmo 96% de susceptibilidade a este fenómeno. As conclusões são dos estudos realizados pela equipa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), que coordena o Centro Experimental de Erosão de Solos da Herdade de Vale Formoso.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.