Início / Empresas / Almina investe 11 M€ na redução da emissão de poeiras em Aljustrel
© Almina

Almina investe 11 M€ na redução da emissão de poeiras em Aljustrel

A Almina, empresa mineira de Aljustrel, investiu 11 milhões de euros numa nova Britagem Secundária de Superfície, numa localização/implantação mais favoráveis para o controlo e redução da emissão de poeiras e consequente melhoria da qualidade do ar.

A empresa substitui assim a instalação que existia há 16 anos, construindo uma nova unidade mais compacta e de maior eficiência, reduzindo os elevados custos de manutenção, mas mantendo a capacidade instalada de extracção, licenciada pelo TUA – Título Único Ambiental e SIR – Sistema de Indústria Responsável, de 7.008.000Ton/ano.

A nova instalação ocupa apenas 1 espaço coberto já existente – Stockpille 1, implantada de acordo com um layout mais simplificado e modernizado, recorrendo a equipamentos de nova geração, mais eficientes e mais adequados tanto à actividade mineira como ao material a explorar, refere uma nota de imprensa da empresa.

Recorde-se que a anterior Britagem Secundária, localizada junto à Lavaria, estava implantada num layout disperso por 3 edifícios, que se ligam entre si através de tapetes transportadores, sendo que agora, numa disposição mais compacta, a nova instalação permitirá também ter redundância/flexibilidade em alguns equipamentos.

A Almina “continuará assim a cumprir o Programa de Monitorização da Qualidade do Ar, implementado ao abrigo no disposto na DIA – Declaração de Impacte Ambiental”, garante a mesma nota.

A sustentabilidade faz parte da estratégia do Grupo Almina, sendo “um dos maiores desafios de gestão da actividade, pelo que esta medida incorpora uma lista de medidas estratégicas que a empresa tem vindo a desenvolver numa perspectiva de redução dos seus impactes, promovendo a melhoria contínua sustentável”, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.