Início / Agenda / Alenquer recebe Finalíssima Concurso Escanção Selecção Europa a 3 e 4 de Março

Alenquer recebe Finalíssima Concurso Escanção Selecção Europa a 3 e 4 de Março

A Finalíssima Concurso Escanção Selecção Europa chega a Alenquer a 3 e 4 de Março para determinar quem irá representar Portugal ao mais alto nível no estrangeiro, “mostrando a melhor forma de tratar o vinho e dá-lo a conhecer no nosso País”. Alenquer, como destino vínico de referência e um dos maiores concelhos produtores de Lisboa, “volta a afirmar-se num sector com potencial para crescer ainda mais”.

Durante dois dias, os seis finalistas — os 3 melhores escanções das últimas duas edições do concurso Nacional de Escanções — concorrem entre si pela desejada Medalha de Ouro. Serão submetidos a provas divididas por três fases em que terão de realizar um teste escrito, uma descrição organolética de dois vinhos em língua estrangeira, provas práticas de harmonização e de serviço bar, uma prova surpresa, entre outras valências a serem demonstradas, explica uma nota de imprensa da autarquia de Alenquer.

Vencedor revelado a 4 de Março

O grande vencedor do concurso é revelado ainda na segunda-feira à noite (4 de Março) e irá representar Portugal no ASI Best Sommelier of Europe and Africa, que terá lugar em Belgrado (Sérvia), de 11 a 17 de Novembro do presente ano. Em 2026, será a vez de Portugal acolher o Mundial de Escanções.

A lutar pela glória em Alenquer estarão Marc Pinto, Filipe Wang, Diogo Pereira, Ricardo Ferreira, João Tiago Martins e Pedro Escoto [veja as biografias aqui] no concurso internacional organizado pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale), fundada em 1969, da qual a Associação dos Escanções de Portugal foi uma das primeiras integrantes. Quem vencer, terá a possibilidade, durante três anos, de integrar acções de formação da Associação Empresarial de Portugal e da profissão de escanção.

O júri do concurso será composto por oito elementos: Manuel Moreira (presidente do júri), Carlos Lopes, Manuel Miranda, Nelson Guerreiro, Nuno Ferreira, Octávio Ferreira e Victor Pinho.

O presidente da Associação de Escanções de Portugal agradeceu a Alenquer pela “recepção e apoio” por parte do concelho “a um projecto que nos vai levar à Europa”. “Vão ser os nossos embaixadores dos candidatos que vamos apresentar no Campeonato Europeu. Esta é a primeira Finalíssima que é feita e é com muita honra que a fazemos em Alenquer e com os seus produtores. Será bom estreitar a relação entre Alenquer, os produtores e os escanções”, enalteceu Tiago Paula, líder

Já Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, manifestou o contentamento por ter a ‘Terra da Vinha e Vinho’ a receber um evento de magnitude nacional patenteando uma simbiose natural. “É uma possibilidade dos escanções conhecerem melhor, não só o vinho como o território de Alenquer. Levamos o vinho ao escanção e o escanção ao vinho e à vinha. É uma oportunidade também para os nossos produtores”.

“Como sabemos, Alenquer é uma das regiões que contribui mais para a produção em Lisboa e Vale do Tejo, com dezenas de milhões de litros de vinho. É justa esta aproximação e queremos que as pessoas percebam a produção que é feita em Alenquer e a qualidade que temos em termos de vinho”, disse ainda Pedro Folgado.

No mesmo dia em que é revelado o vencedor da Finalíssima Concurso Escanção Selecção Europa, Alenquer inicia o Curso de Escanção, também a 4 de Março, segunda-feira, pela primeira vez no seu território. Esta oportunidade lectiva para profissionais do sector da restauração e bebidas ou da área enoturismo, mas aberta a todos os interessados, decorre até 30 de Julho, entre segunda e quinta-feira, no Museu do Vinho, na sede de concelho. As inscrições estão abertas aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.