Início / Apoios e Oportunidades / Aicep publica fecha de mercado sobre a Dinamarca

Aicep publica fecha de mercado sobre a Dinamarca

A Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar a Ficha de Mercado da Dinamarca (Março de 2018), na qual faz uma análise da economia dinamarquesa, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

Com uma população de apenas 5,8 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) que representa cerca de 0,4% do PIB mundial, a Dinamarca compara favoravelmente com outros países desenvolvidos, sobretudo no grau de abertura da sua economia e nas qualificações académicas da população, que se revela igualmente uma sociedade de consumidores conscientes, particularmente no que respeita à saúde e ao ambiente.

“O rendimento disponível situa-se acima da média europeia, o que faz da Dinamarca um mercado atractivo para produtos inovadores e de design de base tecnológica”, afirmam os analistas da Aicep.

Crescimento de 1,9%

As estimativas relativas a 2017, apontam para um crescimento da ordem de 1,9% e, para o ano em curso, o EIU (Economist intelligence Unit) avança com um crescimento de 2,1%, suportado pelo bom comportamento das exportações – que representam mais de 50% do PIB dinamarquês – e da procura interna.

Relações com Portugal

Não sendo um dos principais parceiros comerciais de Portugal, a Dinamarca apresenta uma assinalável margem de progressão para o comércio internacional português. Em 2017, representou 0,74% das exportações portuguesas de bens e serviços e 0,44% das nossas importações.

No período 2013-2017, verificou-se um crescimento médio anual de 3,4% das exportações e de 5% para as importações de bens.

Madeira e cortiça

Quanto aos produtos transaccionados, importa assinalar o peso significativo dos produtos tradicionais nas vendas portuguesas a este mercado, com o calçado, o vestuário, a madeira e cortiça e as matérias têxteis a representarem, em conjunto, 59,2% do total em 2017.

A Dinamarca, como membro da União Europeia (UE), é parte integrante da União Aduaneira, caracterizada, essencialmente, pela livre circulação de mercadorias e pela adopção de uma política comercial comum relativamente a países terceiros.

Pode consultar o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Portugal Fresh promove produção nacional na Fruit Attraction Madrid com maior participação de sempre

Partilhar              A Portugal Fresh – Associação para a Promoção Associação para a Promoção das Frutas, Legumes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.