Início / Agenda / Horta acolhe Semana das Pescas 2023 de 3 a 6 de Abril

Horta acolhe Semana das Pescas 2023 de 3 a 6 de Abril

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas dos Açores organiza, entre os próximos dias 3 e 6 de Abril, mais uma edição da Semana das Pescas, a ter lugar na cidade da Horta, ilha do Faial.

Trata-se de um fórum privilegiado na discussão dos assuntos das Pescas, no reforço da dimensão que tem projectado os Açores, centrando, na mesma ordem de prioridades, a realidade das pescas nos Açores e aquelas que são as principais preocupações do sector, centrando-se a edição deste ano na temática “Os Açores e a Europa”, informa o Executivo açoriano em nota de imprensa.

Para além das vertentes relacionadas com um novo quadro comunitário de apoio, serão abordadas as directrizes do âmbito do Programa Operacional Mar, que adopta o Programa Operacional financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para Portugal, “revestindo-se de grande importância para a região a programação 2021-2027, com um envelope financeiro superior a 74 milhões de euros”.

O Governo dos Açores releva ainda que “esta programação tem sido articulada entre a administração regional e a administração central, prevendo-se a continuidade em investimentos estruturantes para o sector das pescas, quer nas áreas da produção, transformação e comercialização, quer ainda na aquicultura”.

A edição deste ano inclui um substancial contributo das regiões da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), através do Programa Interreg MAC 2014-2020 – Projecto Integra, subordinado ao tema “A Economia Azul – Desafios e oportunidades para a Macaronésia”, estando em debate temas como a qualidade e segurança do pescado, valorização dos produtos marinhos, promoção de uma economia circular no sector da indústria transformadora de pescado e controlo e inspecção da actividade da pesca.

No último dia desta edição, a 6 de Abril, será dado particular destaque às Áreas Marinhas Protegidas, contando com a participação de Tiago Pitta e Cunha, administrador executivo da Fundação Oceano Azul.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Novo Banco promove as empresas do sector agropecuário do Alentejo na Ovibeja

Partilhar              O Novo Banco continua a “reforçar o seu apoio de sempre ao sector agrícola e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.