A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que “está em perspectiva a visita de inspectores venezuelanos ao nosso País com o intuito da renovação da habilitação das empresas presentemente habilitadas, como também, habilitar novas empresas que estejam interessadas em exportar para aquele país, no sector das carnes”. E acrescenta que irá tentar que esta missão se possa estender aos sectores do pescado e lácteos.
No caso de pescado, produtos lácteos e transformados de carne que não se destinem a ser adquiridos pelo governo da Venezuela mas sim por entidades privadas, não é necessária esta habilitação mas apenas um registo prévio na Venezuela. Por outro lado, caso se trate de carne fresca, ou produtos (pescado, produtos lácteos e transformados de carne) que se destinem a ser adquiridos pelo Mercado de Alimentos (MERCAL) do governo da Venezuela, os estabelecimentos que os produzem caem no âmbito desta missão de habilitação.
Aquele organismo estatal informa ainda que a Venezuela habilita estabelecimento a estabelecimento por si, pelo que, todas as despesas inerentes à deslocação, estadia, alimentação “e Per diem dos inspectores estarão a cargo dos estabelecimentos, quer se trate de novas habilitações ou renovações de habilitação”.
Assim, informa que todos os interessados em ser habilitados ou renovar habilitação deverão manifestar a sua intenção para o email missaovenezuela@dgav.pt até às 17 horas do dia 4 de Julho de 2016. Não será considerada informação que chegue após a data estipulada.
Os interessados deverão obrigatoriamente identificar o Número de Controlo Veterinário (NCV) dos estabelecimentos que pretendam ser visitados aquando da manifestação de interesse.
Agricultura e Mar Actual
Caros Senhores , muito boa tarde ,
Tenho uma exploração agrícola c/ cerca de 30 hectares na zona da Bairrada, tem uma vacaria com ordenha mecânica da marca Mielle , neste momento desativada . Esta produção em tempos tinha 55 cabeças de gado , devido à conjuntura e dificuldades de concorrência c/ grandes grupos optaram por suspender a actividade. Pretendo reactivar a exploração pelo que estou disponivel para um contato. Neste momento encontro-me em Angola ,mas durante o mês de Agosto estarei na Bairrada.
Com os melhores cumprimentos
Carlos Miranda
Boa tarde. Se quiser pode entrar em contacto connosco através do email geral@agriculturaemar.com. Obrigado.