Início / Agricultura / Mosca da azeitona. Estação de Avisos de Castelo Branco regista aumento significativo de azeitonas picadas

Mosca da azeitona. Estação de Avisos de Castelo Branco regista aumento significativo de azeitonas picadas

A Estação de Avisos de Castelo Branco alerta para a praga da mosca da azeitona. “Registámos em todos os postos de observação biológica um aumento significativo de azeitonas picadas com formas vivas, tendo sido superado o nível económico de ataque”.

Considerando que as condições climáticas são muito favoráveis ao desenvolvimento da praga, “deve ponderar a antecipação tanto quanto possível da colheita e a renovação do tratamento com um dos insecticidas autorizados para esta finalidade”, refere a Circular 14/22, de 13 de Outubro de 2022, daquela Estação de Avisos.

Por outro lado, realça que “a gafa causa o apodrecimento das azeitonas, dando origem a azeites muito ácidos e de fraca qualidade, podendo causar elevados prejuízos. Na previsão de precipitação, recomenda-se a aplicação de fungicidas à base de cobre em particular nos olivais regados e em sistemas intensivos”.

“Se as condições forem favoráveis ao desenvolvimento da doença aconselha-se a antecipação tanto quanto possível da colheita e a laboração imediata da azeitona para evitar a dispersão do fungo para os outros frutos durante o armazenamento”, acrescenta a mesma Circular, realçando que “também é importante uma adequada estratégia de protecção contra a mosca da azeitona, pois as picadas são uma porta de entrada para o fungo se desenvolver”.

Olho de pavão

Quanto ao olho-de-pavão, diz a Estação de Avisos de Castelo Branco que “pode causar desfoliação, queda de azeitonas e consequente perda de produção. Recomenda-se tratamento contra esta doença com um produto à base de cobre”.

Segundo os técnicos daquela Estação de Avisos Agrícolas, “uma poda equilibrada, que favoreça o arejamento da copa, pode ajudar a diminuir a incidência da doença”. Mas alerta: “aproximando-se a época de colheita deve ler atentamente o rótulo respeitando o Intervalo de Segurança do produto fitofarmacêutico que vai aplicar. Intervalo de Segurança (nº de dias que deve decorrer entre a aplicação do produto e a colheita)”.

A Circular 14/22 da Estação de Avisos de Castelo Branco (que pode ler aqui) alerta também para pragas na vinha, macieiras, pereiras e nos citrinos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.