Início / Agricultura / Porbatata na Fruit Logistica: “a nossa mascote Missa Tata foi um sucesso”

Porbatata na Fruit Logistica: “a nossa mascote Missa Tata foi um sucesso”

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal esteve na Fruit Logistica, em Berlim, Alemanha, de 5 a 7 de Abril. E levou a sua mascote, a Miss Tata, embaixadora e marca colectiva da batata portuguesa a um dos principais eventos internacionais do sector onde são esperados mais de 72 mil visitantes de todo o Mundo.

“A promoção correu muito bem, tivemos muitos interessados em conhecer a nossa batata portuguesa. A nossa mascote e foi um sucesso”, diz à agriculturaemar.com a directora-geral da Porbatata, Sandra Pereira.

Aquela responsável explica que “não fazemos negócios nas feiras, pois somos uma associação. Mas tivemos muitos visitantes e interessados em saber quem é e para que existe a Miss Tata. E também nos produtos portugueses”.

“O nosso stand foi visitado por todo o mercado da Europa, além de países do Médio Oriente. Ainda há pouco estive uma longa conversa com um empresário da Índia. Claro que não vamos exportar para aquele país, devido à longa distância; a nossa janela de exportação faz-se entre Maio e Junho. E até porque não temos produto que chegue para um mercado tão grande como o indiano”, acrescenta Sandra Pereira.

Ainda em conversa com a agriculturaemar.com, a secretária-geral da Porbatata alertou para o “aumento constante dos custos de produção, tais como os fertilizantes, os fitofarmacêuticos e a energia e os combustíveis. A energia que os produtores consomem na rega da batata tem um custo enorme”.

Refira-se que as exportações de batata somaram mais de 17,5 milhões de euros em 2021 e a União Europeia foi o principal cliente (91%). Espanha (8 milhões de euros) e França (4,5 milhões de euros) foram os maiores compradores de batata portuguesa, representando respectivamente 46% e 26% do total do valor exportado. No ano passado a Alemanha importou perto de 750 mil euros de batata nacional.

Miss Tata: a embaixadora da batata portuguesa

A missão da Miss Tata é colocar a batata portuguesa no seu lugar – à mesa -, destacando as suas potencialidades e benefícios. Uma marca criada pelos produtores, armazenistas, embaladores e indústria para valorizar a produção nacional, estimular o consumo e aumentar as exportações.

A promoção internacional da Miss Tata é apoiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Está focada em sete mercados estratégicos: França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Polónia e Angola.

Saiba mais sobre este projecto aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Prio inaugura serviço de transporte de biocombustível por comboio no Porto de Aveiro

Partilhar              A energética portuguesa Prio anuncia o início de novo serviço regular de distribuição de biocombustível, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.