Início / Agenda / DGRM nas X Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária

DGRM nas X Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária

As 10ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária, realização hoje e amanhã, 8 de Abril de 2022, em Sines. Uma organização da PIANC Portugal, apoiada pela Ordem dos Engenheiros.

Estas Jornadas são hoje uma referência no meio técnico e científico da engenharia portuguesa, particularmente nos domínios da hidráulica marítima e da engenharia costeira e portuária.

As Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária destinam-se a envolver, de uma forma alargada e cooperativa, toda a comunidade marítimo-portuária, empresarial, bem como a comunidade científica do meio académico e dos laboratórios do Estado.

DGRM presente

O evento conta com a presença da DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, com a apresentação de várias comunicações, tais como: “Construção da Obra Marítima de Abrigo da Zona Piscatória de Angeiras”, dos autores Ana Freitas e Paulo Guerreiro, que pretende dar a conhecer o quebra-mar de Angeiras nas suas vertentes de projecto e, em particular, da obra.

O principal objectivo deste projecto foi melhorar as condições de abrigo em relação à agitação marítima, durante a navegação de aproximação e partida para a pesca, contribuindo para beneficiar na generalidade as condições de exercício da actividade da pesca a uma comunidade que vive exclusivamente desta arte.

E “Estudo de um Canal de Navegação com apoio em Fotografia Aérea com Drone”, dos autores Alexandre Santos-Ferreira e Elisabete Dias, que referencia a implementação de um sistema alternativo à utilização de uma prospecção geotécnica tradicional considerado adequado, menos dispendioso e de aplicação simples, consistindo no uso de fotografias aéreas obtidas a partir da utilização de VANT (veículo aéreo não tripulado) aplicado ao caso de estudo de um canal navegável num troço do rio Guadiana, compreendido entre o Pomarão e Mértola.

A DGRM tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o sector marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e actividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das actividades desenvolvidas nestes âmbitos.

Os temas das10ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária são:

• Planeamento, gestão e exploração portuária
• Caracterização e propagação da agitação marítima
• Concepção, construção, reabilitação e dimensionamento de obras marítimas
• Comportamento de estruturas marítimas
• Marinas e portos de recreio
• Hidrografia da engenharia
• Impactes ambientais em portos
• Green ports, digitalização e novos desafios
• Gestão costeira integrada

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.