Início / Agricultura / Ministério da Agricultura cria regime jurídico para reconhecimento oficial da certificação de material policlonal de videira

Ministério da Agricultura cria regime jurídico para reconhecimento oficial da certificação de material policlonal de videira

Está criado o registo oficial de material vitícola policlonal e estabelecidos os procedimentos para o reconhecimento oficial da certificação voluntária de material de propagação de videira policlonal, sem que tal certificação colida com a certificação obrigatória para a comercialização de materiais vitícolas.

Os materiais de propagação de videira policlonais “são obtidos segundo uma técnica de melhoramento inovadora, desenvolvida em Portugal e reconhecida internacionalmente pelo Office Internacional de la Vigne et du Vin (OIV), através da resolução OIV-VITI 564B-2019, que estabelece o protocolo do OIV para a salvaguarda e conservação da diversidade intervarietal e da selecção policlonal da vinha para as variedades que apresentam um grande variedade genética”, refere a Portaria n.º 201/2021, publicada hoje 23 de Setembro, em Diário da República.

Segundo o documento assinado pela ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes, é ainda criado o registo oficial de tratamento por imersão em água quente (TAQ) e estabelece os procedimentos e requisitos técnicos para o tratamento de material de propagação de videira por imersão em água quente.

por outro lado, cria o registo oficial de abrigos à prova de insectos e estabelece os requisitos técnicos e procedimentos para aprovação, construção e manutenção de abrigos à prova de insectos.

O pedido de registo de material vitícola policlonal deverá ser apresentado à Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) pelo respectivo seleccionador ou por um seu representante.

Podem ser admitidas à certificação de material vitícola policlonal as seguintes vinhas-mãe de garfos:

  • a vinha-mãe detida pelo seleccionador e correspondente ao ensaio de selecção, a que se refere o artigo 2.º, na parte correspondente aos genótipos que compõem o grupo policlonal inscrito no registo oficial;
  • ou as vinhas-mãe descendentes da primeira, e instaladas sob a responsabilidade do seleccionador, constituídas pelos genótipos que representam o grupo inscrito no registo oficial de material policlonal, desde que os genótipos se encontrem separados e devidamente identificados e cada um esteja representado nessa vinha-mãe com o mesmo número de plantas.

As vinhas-mãe candidatas à produção de material vitícola policlonal devem estar aprovadas pela DGAV para a campanha em que o operador económico desejar dispor dos garfos.

Pode ler a Portaria n.º 201/2021 aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Prio inaugura serviço de transporte de biocombustível por comboio no Porto de Aveiro

Partilhar              A energética portuguesa Prio anuncia o início de novo serviço regular de distribuição de biocombustível, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.