Início / Empresas / Como a inovação tecnológica influencia a qualidade do ensino, da aprendizagem e dos trabalhos escolares

Como a inovação tecnológica influencia a qualidade do ensino, da aprendizagem e dos trabalhos escolares

Você já parou para se perguntar como as novas tecnologias vêm sendo usadas na educação? Será que elas estão conseguindo alcançar todo o potencial que oferecem aos alunos, pais e professores, ou será que ainda deixam a desejar e têm muito em que evoluir? Só nestas perguntas iniciais, já fica bastante claro que este é um assunto complexo e polémico, mas não é por isso que o deixaremos de debater. Vem com a gente e se liga em como tem sido o impacto das novas tecnologias na sala de aula: desde alunos que acedem sites para encomendar TCC até o Power Point nas apresentações.

Por mais que o Brasil seja um país ainda muito desigual em termos de acesso à tecnologia, é inegável o facto de que o crescimento da popularização dessas novas tecnologias é real e presente, e ainda que seja preocupante o enorme abismo existente entre aqueles que têm acesso e os que não têm, tampouco podemos fechar os olhos para as possíveis e desejáveis inovações no modelo de ensino.

Não apenas em escolas particulares dos grandes centros urbanos, mas também nas escolas públicas e em lugares mais afastados já vemos que a tecnologia traz um impacto forte e bastante característico sobre a qualidade do ensino e dos trabalhos escolares. Praticamente toda e qualquer pesquisa que se faça hoje em dia sobre qualquer assunto envolve uma busca online no Google, e o uso de enciclopédias e livros para uso na sala de aula ou nos estudos em casa é visto como algo cada vez mais ultrapassado e obsoleto, além de já ser considerado ineficiente entre a maioria dos educadores de hoje em dia.

Quais são as novas tecnologias com maior impacto na educação?

Apesar de todos ouvirmos falar de novas tecnologias quase diariamente, muitas vezes não temos certeza do que exactamente elas consistem, apesar de usá-las todos os dias no nosso telemóvel, computador ou televisão.

As novas tecnologias podem ser definidas como uma série de novidades em ferramentas tecnológicas, como programas ou aplicativos, que são aplicadas na comunicação. Se tecnologia é qualquer coisa que existe para facilitar a nossa vida de alguma forma, as novas tecnologias nada mais são do que aquilo que facilita algumas tarefas do nosso dia a dia ao longo das últimas décadas. Sendo assim, as novas tecnologias de comunicação são as principais tecnologias sobre as quais aqui estamos a falar.

Vantagens das novas tecnologias na educação

Há não muito tempo, ter o seu próprio computador ou telemóvel era quase impossível, mas com o tempo a tecnologia evoluiu e essas ferramentas estão mais acessíveis.

As novas tecnologias na educação oferecem vantagens como:

– Maior motivação. Crianças que frequentam a escola hoje são geralmente nativos digitais, desde sempre que usam a tecnologia no seu dia-a-dia. Uma forma de se conectar com essa geração digital é usar novas tecnologias que tornem cada assunto atraente e chame a atenção. Isso vai melhorar o desempenho e aumentar a motivação.

– Mais interacção. A tecnologia favorece a interacção dos alunos entre si e com os professores. Isso significa que eles podem contribuir com opiniões, expressar-se com mais facilidade e contribuir com seus pontos de vista.

– Trabalho em equipa. As novas tecnologias na educação favorecem o trabalho em equipa para a promoção de valores como cooperação, solidariedade, respeito, etc..

– Aumento da criatividade. As novas tecnologias na educação ajudam os alunos a activar a sua imaginação inata e a criar coisas novas e surpreendentes.

– Comunicação bi-direccional. Os meios de comunicação que permitem o uso de novas tecnologias favorecem a comunicação bi-direccional, ou seja, não se trata mais de um professor a ensinar os seus alunos que ouvem em silêncio, mas de uma aprendizagem mútua em que a comunicação é mais fluída.

Novas tecnologias na educação: o que pode ser aplicado?

Aplicar novas tecnologias na educação é bastante simples, propomos algumas ideias:

Uso de realidade virtual
Consegue imaginar uma aula de História em que os alunos possam ver de perto como as pessoas se vestiam e viviam numa determinada época? Ou uma aula de Geografia onde os alunos podem ver uma selva ou deserto de perto? A realidade virtual pode ter muitos aplicativos como esses na sala de aula.

Aprendizagem em livros electrónicos
A Era em que a mochila se enchia de livros pesados de diferentes disciplinas para frequentar as aulas acabou há muito tempo em muitas escolas, visto que se utilizam livros electrónicos, mais acessíveis e fáceis de usar.

Criação de um blog da turma
É uma ferramenta simples que os alunos podem utilizar para compartilhar informações, fazer reflexões ou apresentar algum de seus projectos.

Ensino de Geografia com Google Earth
O Google Earth é uma excelente ferramenta para ensinar Geografia em sala de aula de uma forma divertida e altamente visual. Por exemplo, você pode ver a geografia da Terra em três dimensões, medir distâncias entre dois lugares ou observar uma área de diferentes alturas. As possibilidades são múltiplas, você só precisa experimentar.

Uso de simulações virtuais
Pode ser mais ou menos fácil explicar fenómenos como um tsunami, mas não é a mesma coisa ver uma animação de como ele é gerado e quais os efeitos que produz. Numerosos exemplos de animações virtuais para aprender sobre vários fenómenos podem ser encontrados no site da NASA para crianças.

Lançamento de um canal no YouTube
Esta rede social oferece grandes possibilidades para professores e alunos. Por um lado, não são poucos os professores que começaram a criar seu próprio canal no YouTube para ensinar usando uma das medias mais utilizadas por seus alunos. Além disso, os alunos podem criar vídeos nos quais reflectem sobre um assunto ou apresentam um projecto específico.

Formação de grupos de trabalho no Facebook
Ao utilizar as redes sociais, deve-se ter cuidado com o perfil pessoal dos alunos, mas, por exemplo, grupos de trabalho privados podem ser criados no Facebook para trocar informações e promover o trabalho em equipa.

Acesso à Internet

O uso da Internet em sala de aula abre um mundo de possibilidades para as crianças. Por exemplo, pode permitir que alunos que vivem em locais inacessíveis frequentem a escola online ou ajudar crianças a aceder a informações.

 
       
   
 

Verifique também

Mostra de Artesanato do Festival de Bacalhau de Ílhavo tem inscrições abertas até 3 de Maio

Partilhar              A Câmara Municipal de Ílhavo informa que a Mostra de Artesanato do Festival de Bacalhau …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.