Início / Featured / Açores integra projecto europeu experimental na área das pescas

Açores integra projecto europeu experimental na área das pescas

O Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Pescas, associa-se ao projecto ORFISH que tem como objectivo manter e diversificar a actividade da pesca artesanal evitando a pressão sobre os recursos costeiros, através da troca de conhecimento e inovação tecnológica entre as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.

Este projecto, coordenado pela delegação do Governo Regional de Guadalupe, inclui também os Açores, Madeira, Martinica, Canárias, Guiana Francesa, Reunião e Mayotte, e terá a duração de um ano.

O ORFISH envolve, para além de departamentos governamentais, uma série de agentes, desde empresas a institutos de investigação, sendo que, no caso dos Açores, os parceiros são a Federação de Pescas dos Açores, a Universidade dos Açores e a empresa SeaExpert.

Sustentabilidade das pescas

O ORFISH resulta da decisão estratégica para a sustentabilidade no âmbito da nova Política Comum de Pescas no que concerne à actividade da pesca nas Regiões Ultraperiféricas e prevê a realização de experiências utilizando FADs (dispositivos agregadores de peixe) nos mares dos Açores e da Guiana Francesa, a monotorização da faina da pesca nocturna nas Caraíbas, do uso das linhas de mão e do palangre de fundo nas Canárias e nas Caraíbas, entre outras actividades de partilha de informação, nomeadamente a criação de uma plataforma online e o estabelecimento de uma maior cooperação entre os vários agentes das diferentes Regiões Ultraperiféricas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.