Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola
O que é a permacultura?
Criada por Bill Mollison e David Holmgren,a expressão permacultura teve origem do inglês “Permanent Agriculture” e foi criada no século XX por volta da década de 70. Com o passar do tempo, o termo permacultura começou a ser compreendido como “Cultura Permanente” uma vez que começou a agregar uma gama alargada de saberes provenientes de diversas áreas científicas, para planeamento e criação de ambientes humanos que garantam sustentabilidade e produção equilibrada e harmoniosa com a mãe Natureza. Actualmente, a permacultura é considerada uma ciência de âmbito social e ambiental que alia o conhecimento científico com o conhecimento tradicional e popular assegurando dessa forma a permanência do ser humano como espécie no planeta Terra.
Fonte da imagem: Definición MX
Éticas da permacultura
A permacultura possui três éticas pela qual se rege e que são baseadas na observação da ecologia e da sua maneira sustentável de interacção e produção bem como do comportamento e vida das populações tradicionais com a mãe Natureza, sempre trabalhando a favor da mesma.Todo o permacultor tem como principal função a criação de solo e armazenamento de água, que são o pilar da vida tal e qual como conhecemos.
1-Cuidar da terra
A Terra é uma entidade viva que respira. Sem os cuidados adequados e sustentáveis da nossa parte, haverá consequências muito grandes para serem ignoradas. Devemos usar o solo de forma sustentável e não abusiva e desmedida.
Fonte da imagem: www.casasdalevada.com
2-Cuidar das pessoas
As necessidades das pessoas devem ser satisfeitas de maneira compassiva e simples para que dessa forma o sector ambiental que está envolvido em torno delas prospere e tenha continuidade para as gerações futuras.
Fonte de imagem: www.casasdalevada.com
3-Partilhar os excedentes
Quando uma árvore frutifica ou efectuamos a colheita de alguma cultura, normalmente produz muito mais do que aquilo que podemos comer. Por essa razão, faz sentido dividir o que não podemos usar de forma a que todos possam beneficiar daquilo que a terra e o planeta nos dão.
Fonte da imagem: www.casasdalevada.com
Os 12 princípios da Permacultura
Abaixo estão apresentados os doze princípios da permacultura(segundo Holmgren) que devem sempre estar de acordo com as éticas acima descritas, pois são através destas que se regem.
1- Observar e interagir
2-Capturar e armazenar energia
3- Obter rendimento
4- Aplicar auto-regulação e aceitar retroacção
5-Usar e valorizar serviços e recursos renováveis
6-Não produzir resíduos
7-Desenhar os padrões aos detalhes
8-Integrar mais que segregar
9-Usar soluções pequenas e lentas
10-Usar e valorizar a diversidade
11-Usar limites e valorizar o marginal
12-Usar e responder à mudança com criatividade
Fonte da imagem: Recriar com você