Início / Agenda / 32ª Feira do Fumeiro de Montalegre arranca a 19 de Janeiro com 43 expositores

32ª Feira do Fumeiro de Montalegre arranca a 19 de Janeiro com 43 expositores

A 32ª Feira do Fumeiro de Montalegre foi apresentada publicamente no Ecomuseu de Barroso – Casa do Capitão, na vila de Salto. Realiza-se  de 19 a 22 Janeiro de 2023, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, e conta com 43 expositores com mais de 40.000 kg de fumeiro para venda. Mas, desde 26 de Dezembro que já pode adquirir o fumeiro de Montalegre na “Feira Virtual” (online).

Entre os produtos de fumeiro, a Feira disponibiliza presunto, alheira, chouriça de carne, salpicão, chouriço de abóbora, sangueira, farinheira, pá, barriga, orelheira e outras carnes fumadas.

Fátima Fernandes, presidente da Câmara de Montalegre

Além disso, o certame conta também com 16 expositores de outros produtos locais, nomeadamente, mel de urze de Barroso; pão de centeio; bicas de carne; folar; compotas; licores e ervas medicinais. Mais uma vez, são esperados milhares de visitantes.

Na apresentação, a presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, destacou a importância de um certame que “alavanca a economia local e potencia a excelência dos produtos do território”. “Sem os produtores, nada disto existia. Souberam, ao longo dos séculos, manter a qualidade dos produtos e agora, modernamente, ter a sensibilidade para acompanhar os novos tempos. É um processo longo, rigoroso e que obedece ao mais estrito cumprimento das normas exigidas. Orgulhamo-nos de ser Património Agrícola Mundial”.

Fátima Fernandes realçou ainda que “a Feira do Fumeiro terá cerca de 50 produtores, além da chamada Feira Virtual (online). Com a plataforma aberta, temos registado um bom número de vendas. Além dos stands de venda do fumeiro, temos cerca de 20 produtores que vendem outros produtos como pão, mel e licores”.

Por outro lado, referiu que este ano, em matéria de saúde pública, “não vamos ter restrições. Contudo, dentro do recinto da feira colocámos algumas modificações para permitir uma circulação mais fluída porque sabemos que isto ainda não acabou (Covid-19)”.

Por sua vez, o presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, Boaventura Moura, realçou a importância da presença da comunicação social na apresentação do certame. “É muito importante estarem presentes no sentido de divulgarem a qualidade dos nossos produtos. Com o vosso trabalho, o nosso produto tem mais sucesso. Tenho a certeza que vamos ter mais uma grande Feira do Fumeiro. (…) Podemos adquirir o produto pela Internet, mas não é a mesma coisa. Estar presente é diferente. É uma festa”.

Entretanto, já pode fazer encomendas de fumeiro de Montalegre, na “Feira Virtual”, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Oceanário de Lisboa tem bilhetes com 50% de desconto em semana de aniversário

Partilhar              O Oceanário de Lisboa, para assinalar o seu 26.º aniversário, traz a sua mascote Vasco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.