Início / Agenda / Vinhos brancos de Portugal e da Europa chegam a Monção a 21 e 22 de Julho

Vinhos brancos de Portugal e da Europa chegam a Monção a 21 e 22 de Julho

A 21 e 22 de Julho, a primeira edição de “Monção & Melgaço – The White Experience” transforma o Parque das Caldas – junto às Muralhas e ao Rio Minho –, em Monção, numa sala de provas de vinhos brancos da Região dos Vinhos Verdes, de oito Regiões Demarcadas portuguesas e de oito produtores europeus convidados.

Organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a primeira edição daquela experiência internacional decorre no território berço da nobre casta Alvarinho – a sub-Região de Monção e Melgaço —, sublinhando uma identidade muito própria, que dá origem a vinhos com forte carácter, graças às especificidades de clima e de solos, a par da emblemática casta Alvarinho.

A origem do Alvarinho

O Alvarinho em Monção e Melgaço situa-se entre o rio e a montanha, estendendo-se desde o vale do Rio Minho e dos seus afluentes até á meia encosta da montanha e encontrando nos 400 metros a barreira máxima actual de altitude.

Habituado à pouca influência do mar prefere a amplitude térmica na maturação com dias quentes e noites frias que protegem os aromas e a persistência do sabor. Jovem ou mais adulto é um Vinho Verde único de uma sub-Região também única onde o Alvarinho é inesquecível, fortalecendo sempre o carácter ao longo dos anos.

No seu terroir, o Alvarinho criou vários estilos de vinhos, espumantes e aguardentes. A todos emprestou a personalidade, conjugada com o saber-fazer das suas gentes. O Alvarinho de Monção e Melgaço é impar e faz parte da família alargada e também única dos Vinhos Verdes.

Vinhos Verdes Brancos de Monção & Melgaço

Apresentam habitualmente cor citrina ou palha, aromas ricos, frutados e florais, dependendo das castas que lhes dão origem. Na boca são harmoniosos, intensos e mostram uma grande frescura. A sub-Região, pelo seu perfil de território, contribui para vinhos brancos com um teor alcoólico moderadamente elevado em relação ao resto da Região e onde a acidez aparece sempre presente devido a uma certa continentalidade que transforma os dias quentes em noites frias durante a maturação.

Monção & Melgaço em números

  • Área total – 45.000 ha
  • Área de Vinha – 1730 ha
  • Área de Alvarinho – 1340 ha
  • Número de viticultores – 2085
  • Número de engarrafadores – 67
  • Produção anual de DO Vinho Verde em litros – 10,2 milhões de litros
  • Percentagens por branco, rosé e tinto – 74% VV Branco, 10% VV tinto e 3% VV Rosado
  • Número de marcas – 253

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Açores apoiam empresários das Flores e do Corvo afectados pelo furacão Lorenzo

O Governo dos Açores solicitou à Câmara do Comércio e Indústria da Horta a elaboração …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.