Início / Agenda / Vaivém Oceanário em Olhão na protecção dos cavalos-marinhos da Ria Formosa
Foto: Pedro A. Pina

Vaivém Oceanário em Olhão na protecção dos cavalos-marinhos da Ria Formosa

O Vaivém Oceanário irá participar, de 17 a 21 de Abril, na “Semana da Ria Formosa”, em Olhão, no Jardim Pescador Olhanense. As aCções que irão ser desenvolvidas pretendem sensibilizar para a problemática das populações de cavalos-marinhos na ria Formosa, que já foram das maiores do mundo e que hoje estão ameaçadas.

Esta aCção será desenvolvida no âmbito da campanha “Vamos salvar os cavalos-marinhos da ria Formosa”, promovida pela Fundação Oceano Azul, que pretende contribuir de forma efectiva para a implementação de todas as medidas necessárias de modo a travar o declínio destas populações.

Eixos de actuação

Esta campanha está a ser desenvolvida com vários parceiros, em diferentes eixos de actuação: acções de educação ambiental nas escolas; acções de sensibilização com o Vaivém Oceanário para o público em geral; sensibilização da comunidade piscatória e da opinião pública; envolvimento de organizações não-governamentais e da comunidade científica; e colaboração com as autoridades locais e nacionais.

De 17 a 20 de Abril, os alunos do pré-escolar, do primeiro e segundo ciclos, vão poder descobrir tudo sobre estes peixes carismáticos e icónicos, desde curiosidades sobre a sua biologia, características sobre o seu comportamento, compreender as principais ameaças e como podem ajudar a proteger os cavalos-marinhos.

“O xerife da Ria Formosa”

Esta acção será complementada com uma ferramenta educativa, o novo livro “O xerife da Ria Formosa”, com texto de Ricardo Henriques e ilustração de Ana Seixas, para que os participantes possam partilhar em família o que aprenderam durante a acção e mobilizar todos os que os rodeiam para, juntos, agirem em prol da conservação dos cavalos-marinhos.

Os alunos do 3º ciclo e secundário poderão aprender mais sobre o valor dos bens e serviços prestados pelo oceano, através da actividade lúdico-pedagógica Banco Mundial dos Oceanos, desenvolvida em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Joana Schenker vai lá estar

No dia 21 de Abril, será a oportunidade de o público em geral conhecer estes tão ilustres peixes que estão ameaçados e que vivem num dos habitats mais vulneráveis do Mundo: as pradarias marinhas. Este dia terá a presença da campeã mundial de bodyboard Joana Schenker, como «embaixadora do oceano», que participará em algumas actividades com os mais novos.

Esta acção pretende envolver professores, crianças e público em geral de uma forma activa, para que se tornem agentes de mudança e que possam contribuir para a conservação do oceano e da biodiversidade marinha.

O Vaivém Oceanário, iniciou a sua actividade em 2005, tendo visitado 198 municípios de todos os distritos de Portugal continental e Regiões Autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a mais de 240 mil pessoas.

A próxima paragem do Vaivém Oceanário é de 24 de Abril a 1 de Maio, em Fafe.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Ordenamento do Espaço Marítimo em consulta pública de 30 de Abril a 30 de Junho

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, divulgou o Aviso que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *