Início / Agricultura / Trabalhar na agricultura: 8 ideias de actividades profissionais para quem não quer investir muito

Trabalhar na agricultura: 8 ideias de actividades profissionais para quem não quer investir muito

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Muitas pessoas querem recomeçar a sua vida profissional numa área distinta, e muitas vezes, a agricultura é das áreas em que se encontram mais interessados para esta nova mudança.

Embora muitas delas, estejam à procura de uma oportunidade no sector agrícola, muitas pessoas possuem receio em investir na agricultura, dado que, e sejam sinceros, é um sector onde se encontram por vezes dificuldades.

Na minha opinião, o principal problema da agricultura não é produzir, mas sim ter a capacidade de conseguir escoar todos os produtos que produzimos.

Dado que a minha visão sobre a agricultura é o mais inovadora possível, pois em meu entender, só assim nos podemos diferenciar, criei abaixo uma lista de possíveis profissões/negócios agrícolas a que se pode dedicar sem que seja necessário investir muito dinheiro.

O meu objectivo com este lista é levar à vossa consideração alguns aspectos que podem fazer com que olhem para o agronegócio de forma diferente.

ideias de actividades profissionais na agricultura

1- Consultadoria agrícola

Esta é uma hipótese de emprego/negócio para todos aqueles que tem uma conhecimentos técnicos aprofundados na agronomia ou áreas afins e que se sente capaz de aconselhar agricultores sobre quais as melhores técnicas de produção agrícola, aconselhamento quanto a factores de produção, problemas fitossanitários, entre outros. Chamo a atenção que para ser consultor agrícola não necessita propriamente de ter uma empresa de consultadoria… Se tem um computador com acesso à Internet e habilidade com redes sociais, porque não divulgar o seu negócio de consultadoria através destes meios?

Se quer ser ainda mais inovador, porque não dar consultas online via Skype ou através de outra plataforma sem necessitar de se deslocar ao local? Hoje em dia, através das videochamadas e envio de formatos multimédia como fotos e vídeos sobre um problema agrícola, a distância pode ser encurtada num instante.

como trabalhar na agricultura investindo pouco

2- Criação de conteúdos agrícolas para empresas

Recentemente descobri o projecto Nomadismo Digital, que ensina as pessoas a criarem o seu próprio negócio utilizando a Internet e todos os meios de comunicação associados. Num dos artigos publicados, falava da possibilidade de explorar a área da agricultura de forma mais remota.

Passo a transcrever as ideias de negócio apresentadas pelo Nomadismo Digital:

“És jardineiro/a? Ou da área da agricultura ou agronomia? Esta área é mais do que uma área profissional: é um nicho!

Apesar de ser vista como uma área presencial, se tiveres vontade de te afastar da responsabilidade em ter que estar fisicamente presente nos terrenos, jardins ou locais, seguem algumas ideias de serviços que podes oferecer de forma remota:

  • Consultoria especializada via Skype
  • Desenvolvimento de projectos específicos de planeamento ou plantação para empresas
  • Investigação e análise independente de produtos de jardinagem e agricultura
  • Conteúdo online que ensine técnicas de jardinagem e agricultura a pessoas individuais
  • Escrita e produção de conteúdos para empresas especializadas”.

como trabalhar na agricultura investindo pouco

3- Loja online que comercializa produtos agrícolas

Já pensou que existem nichos de mercado por explorar do que diz respeito a clientes nomeadamente venda a públicos alvos diferentes?

Que tal criar uma loja online associada a um site do seu negócio agrícola onde comercializa  frutas, vegetais e legumes? E porque não fazer a entrega destes produtos através de entregas ao domicílio?

Para que esta ideia de negócio seja implementada é óbvio que tem de ter empresas parcerias para que toda a cadeia de comercialização e distribuição funcione sem problemas. Na minha opinião é algo fácil de implementar e económico, uma vez que criar uma loja online é imensamente mais barata do que uma loja física.

Pense nisso 🙂ideias de negócio na agricultura

4- Seja comissionista

No sector agrícola, são várias as propostas de emprego com base nesta forma de ganhar dinheiro, principalmente no que diz respeito a vagas na área comercial. Por essa razão, e se está a ponderar trabalhar à comissão, será importante que tenha em consideração as vantagens e desvantagens deste tipo de emprego.

Uma das desvantagens de trabalhar à comissão é não ter um salário fixo, uma vez que os seus ganhos  dependerão do volume de vendas que fizer ou do lucro gerado para a entidade para quem trabalha.  Resumidamente, sendo comissionista, quanto mais vender, mais ganhará.

Já vi algumas ofertas de emprego para comissionista que combinam as duas modalidades de pagamento: uma variável fixa + uma variável que depende das vendas alcançadas.

No fundo, neste tipo de profissão é como se fosse afiliado(a) de um produto agrícola, promovendo-o e ganhando um valor X por cada venda que efectuar.

A maior parte das empresas de sementes e produtos farmacêuticos estão constantemente à procura deste tipo de profissionais com uma vertente mais comercial, e portanto, deve aproveitar porque há mercado.

ideias de negócio na agricultura

5- Apanha de medronhos selvagens

Uma outra actividade que não necessita de investimento para começar, é a apanha de medronhos selvagens.

Não sei se sabe mas, a aguardente de medronho é um produto  agrícola muito procurado e que  pode ser vendido por um bom valor. A  apanha de medronhos não é  considerado um trabalho muito vulgar e, embora se observem  muitos medronheiros nas serras, eles encontram-se dispersos em locais de difícil acesso, o que torna díficil a sua colheita o que pode tornar-se uma desvantagem.

Mas se gosta de aventuras e não tem medo dos ambientes mais adversos que pode encontrar, pode ganhar uma boa renda extra desta actividade.

Veja no blog Candeia Verdecomo pode fazer aguardente de medronho.

trabalhar na agricultura com pouco dinheiro

6- Prestador de serviços agrícolas

Se já tem um parque de máquinas na sua exploração agrícola e quer fazer algum dinheiro com alguns trabalhos particulares, porque não ser prestador de serviços?
Na altura das sementeiras, em que os agricultores andam um pouco stressados com tanto trabalho, pode fazer trabalhos de preparação do solo para terceiros com as máquinas que já possui e ganhar um bom dinheiro com isso.

Este tipo de trabalhos  pode ser realizado por intermédio de tractor agrícola, lavrando e escarificando terrenos para a produção agrícola e instalação de culturas.

trabalhar na agricultura com pouco dinheiro

7- Compra e revenda de bens

Com a crise, muitos agricultores  resolveram vender alguns dos seus bens mais valiosos, com o objetivo de fazer dinheiro rapidamente para fazer face a algumas dívidas contraídas.

Isto abre as portas a negócios rentáveis, baseados na compra e revenda de bens.

Apesar de o período de crise parecer já ter terminado, existe ainda um enorme potencial para este tipo de negócio.

Nos leilões agrícolas, encontra-se muitas vezes quintas, terrenos agrícolas e máquinas agrícolas com preços muito atractivos.

Se tiver algum dinheiro de lado, pode comprar em locais de grandes oportunidades e voltar a vender por um preço superior, ganhando uma % sobre essa venda de um produto agrícola.

trabalhar na agricultura com pouco dinheiro

8- Reciclagem de materiais/resíduos provenientes da agricultura

Todos os negócios que usam matérias que são consideradas como lixo( resíduos) para a maioria das pessoas são altamente rentáveis. Sabe porquê?

Porque torna-se fácil e barato adquirir a matéria-prima a preços muito reduzidos e após a “modificação” dos produtos, a sua venda terá uma percentagem de lucro elevadíssima. Que tal produzir o seu próprio composto orgânico através de compostagem caseira e vender a quem tem uma horta ou terreno agrícola? Esta é uma óptima ideia para reaproveitar resíduos “verdes” e “orgânicos” e dar-lhes uma segunda vida.

Se tem jeito para este tipo de trabalhos agrícolas e procura ideias de negócios lucrativos, esta é uma boa ideia.

trabalhar na agricultura com pouco dinheiro

Como abordei ao longo deste artigo, um dos principais problemas da agricultura reside na comercialização dos produtos agrícolas que produzimos. E portanto, antes de iniciar qualquer negócio deve ter em consideração que, mais importante do que produzir em quantidade é conseguir escoar o que se produz.

E o que podemos fazer para se garantir que o que produzimos é realmente vendido? Na minha opinião, é necessário uma aposta no marketing dos seus produtos bem como uma estratégia de comunicação do seu negócio agrícola eficaz. Utilize as redes sociais! É  forma mais rápida e fácil de chegar a uma maior número de possíveis interessados para o seu negócio!

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGAV promove Concurso de Fotografia sobre a actividade veterinária

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária promove, até 30 de Setembro 2019 um …

2 comentários

  1. Excelente artigo, Rosa Moreira! Obrigada pela citação do Nomadismo Digital Portugal e esperemos que, juntos, consigamos adaptar a área da agricultura e do ambiente à era da tecnologia e promover uma sustentabilidade laboral feliz à volta destas áreas.

  2. Olá Rosa Moreira

    Gostei do artigo, a agricultura é o sector mais importante da economia 🙂

    Para juntar às dias, gostaria de referenciar um artigo meu,
    pois dá mais alguma força ao investimento na agricultura

    https://investidor.pt/15-razoes-para-investir-na-agricultura/

    Votos de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.