Início / Featured / Terminal de Cruzeiros de Lisboa vence Prémio Valmor 2017

Terminal de Cruzeiros de Lisboa vence Prémio Valmor 2017

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa, da autoria do arquitecto Carrilho da Graça, venceu o Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura para o ano de 2017, um dos mais importantes prémios de arquitectura em Portugal.

Para além do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o júri, também distinguiu como vencedor o edifício Sede EDP, do atelier Aires Mateus, e atribuiu quatro menções honrosas.

Os prémios, explica fonte institucional do Porto de Lisboa,  foram entregues ontem, dia 11 de Abril, nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medida, que considera os projectos “de qualidade ímpar”, e salienta o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, por se tratar de “um projecto construído em frente a um bairro histórico e não se ter registado uma única crítica”.

Receberam o prémio, o arquitecto Carrilho da Graça, a presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, e Luís Miguel Sousa, em representação da LCP – Lisbon Cruise Port.

“Obra que honra a arquitectura portuguesa”

“É com muito orgulho que a APL – Administração do Porto de Lisboa, recebe este prémio que prova que o Terminal de Cruzeiros de Lisboa é uma obra que honra a arquitectura portuguesa, que estabelece a união entre a cidade e o rio de forma harmoniosa, importante para o turismo e para a cidade, e que posiciona Lisboa entre os portos mais bem servidos no que a actividade de cruzeiros diz respeito”, acrescenta a mesma fonte.

Segundo informação da Câmara Municipal de Lisboa, os projectos vencedores ficam em exposição no Centro de Informação Urbana de Lisboa até 30 de Abril e podem ser vistos de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 20h00, sendo a entrada livre.

Conferências e visitas

O Município informa ainda que durante o mês de Abril serão realizadas conferências e visitas às obras distinguidas, com acompanhamento dos autores, sendo a participação também gratuita.

No que diz respeito ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, a conferência realiza-se no dia 22 de Abril às 18h30 com o arquitecto Carrilho da Graça, e as visitas ao Terminal realizam-se dia 27 de Abril às 10h00 e às 11h30, com represente do atelier Carrilho da Graça.

As visitas são limitadas e carecem de inscrição. Para mais informação consultar aqui.

Refira-se ainda que o Terminal de Cruzeiros de Lisboa já tinha sido uma das escolhas do júri que elegeu Lisboa na categoria de “Melhor Cidade” dos Wallpaper Design Awards 2017.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

BPI e John Deere renovam parceria para financiamento de máquinas agrícolas

A parceria apoiou, nos últimos cinco anos, a aquisição de 1.734 tractores, num montante global …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.