Início / Agricultura / Sessão de trabalho LEADER/DLBC reúne 40 Grupos de Acção Local na Ericeira

Sessão de trabalho LEADER/DLBC reúne 40 Grupos de Acção Local na Ericeira

A oitava sessão de trabalho LEADER/DLBC, no âmbito do projecto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”, reuniu mais de 50 técnicos e coordenadores, em representação de 40 Grupos de Acção Local (GAL), nos dias 17 e 18 de Dezembro, na Ericeira.

A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia foi a entidade anfitriã destas jornadas que começaram com uma visita ao projecto ManzWine, localizado na aldeia de Cheleiros, no concelho de Mafra.

ManzWine

A ManzWine é uma produtora de vinhos premium que nasce da redescoberta de uma casta, de uma história e de anos de tradição.

Com loja boutique em Cheleiros, a produtora vinícola tem conquistado os paladares mais apurados de críticos internacionais de renome, exportando actualmente para vários países, nomeadamente Brasil, China, USA, UK, Canadá, Japão, Suiça e Polónia.

Único monocasta Jampal em todo o Mundo

Com 11 rótulos, a Manzwine centra a sua produção na pitoresca vila de Mafra, que origina os inconfundíveis Vinhos Regionais de Lisboa que detém, como o único monocasta Jampal em todo o Mundo. O portefólio é ainda enriquecido com vinhos do Alto Douro Vinhateiro e da Península de Setúbal.

Na tarde de segunda-feira, 17 de Dezembro, a visita guiada por Raúl Silva, director comercial e de enoturismo da ManzWine, partiu do Largo da Praça, onde se situa o “Lagar Antigo” transformado em loja de vinhos e pequeno museu de homenagem à região e à actividade vitivinícola com uma exposição permanente de artefactos e achados antigos, refere fonte institucional da Minha Terra — Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local.

Nova adega com apoio A2S

A seguir, os visitantes conheceram a recentemente inaugurada Adega Nova da ManzWine, projecto apoiado pelo GAL A2S, no âmbito da operação 10 2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR 2020, sendo que o investimento elegível ascendia a 172.608.43€ e o apoio do FEADER a 48.330,36€.

Prova de vinhos

A visita terminou com uma uma prova de vinhos comentada junto ao “Lugar do Vinho”, uma antiga escola primária abandonada, hoje reabilitada em adega velha que centraliza toda a produção da quase extinta uva Jampal, casta única e ex-libris da ManzWine, produtora exclusiva com certificação da variedade vinícola em Portugal.

Sessão de trabalho

A 8.ª sessão de trabalho para o ponto de situação e troca de experiências DLBC, no âmbito do projecto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”, desenrolou-se no dia 18 de Dezembro, no auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva.

Iniciou-se com uma Inspiring Talk sobre Marketing e Comunicação de Resultados, dinamizada por Nuno Santos, antes de prosseguir para uma sessão de trabalho que juntou meia centena de técnicos de 36 GAL do continente. As Regiões Autónomas também estiveram representadas por dois GAL dos Açores – ARDE e GRATER – e o GAL ACAPORAMA da Madeira.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Pedido Único recebeu 171.350 candidaturas no continente na campanha 2019

O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas divulga que, na campanha de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.