Início / Agenda / Secretário de Estado da Agricultura reúne com produtores na ExpoSalão

Secretário de Estado da Agricultura reúne com produtores na ExpoSalão

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, tem confirmada a sua presença no encontro de agricultores que decorrerá no próximo dia 6 de Março, domingo, pelas 15 horas, na ExpoSalão, Batalha. Este encontro é promovido pela União de Agricultores de Leiria, no âmbito da Frutitec – Salão profissional de máquinas, equipamentos, produtos e tecnologia para a horto fruticultura, que abriu ontem e que decorre até domingo.

Neste encontro, confirmaram presença também a directora Regional da DRAPC –  Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins, o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, o presidente da Câmara de Leiria, Raúl Castro e o presidente da Câmara de Porto de Mós, João Salgueiro.

Realizada pela 5.ª vez consecutiva, a Frutitec conta com os fabricantes, importadores e representantes que fornecem e suportam o sector da horto-fruticultura e que se dirige a todos os profissionais que se movimentam nesta área de actividade. Em simultâneo decorre a ExpoJardim e a IberoPragas, salões dedicados à jardinagem e ao tema das pragas (agrícolas e urbanas). São 150 expositores que ocupam uma área total de exposição de 16 000 m2, onde durante quatro dias apresentam uma grande diversidade de equipamentos, produtos e acessórios.

ExpoJardim

Na ExpoJardim pode-se encontrar desde as sementes, fertilizantes, plantas e árvores ornamentais, relva natural e sintética, estufas, vedações, piscinas, spas, decks, toldos e coberturas, mobiliário de jardim, grelhadores de exterior e até soluções de mini golfe. E também uma grande diversidade de maquinaria e acessórios para cuidar e tratar do jardim, tais como foices a motor, podadores, sopradores, aspiradores, atomizadores, pulverizadores, varredoras; lavadoras, perfuradores, equipamento de protecção individual, cortadores de relva, robots corta-relva, tractores corta-relva e sistemas de rega.

Frutitec

A Frutitec apresenta maquinaria, equipamentos e acessórios para a horto fruticultura, nomeadamente equipamentos para  plantar, colher, limpar, pesar, calibrar, embalar, etiquetar, armazenar, transportar e conservar produtos hortícolas e frutícolas, embalagens, equipamentos para nebulização, hidroponia, brumização e atmosfera controlada, frio e climatização, equipamentos de logística e transporte de cargas, equipamentos de controlo de medidas, formação.

Durante os quatro dias da feira, decorrerá um extenso programa de actividades paralelas, com mais de 20 apresentações, em que serão abordados os mais diversos temas pertinentes deste sector, desde a inovação da hortofrutícola, internacionalização do agro-negócio à certificação. Plantação mecanizada, nanotecnologia e relvados sintéticos serão temas também abordados.

Veja aqui o programa completo.

“No contexto económico actual, e no âmbito do quadro europeu de apoios PDR  2020 –  Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal,  é altura do sector continuar a investir para aumentar e melhorar a capacidade de produção e aumentar a competitividade. Existe ainda toda uma nova geração de jovens empresários a apostar no sector, com motivação para apresentar projectos inovadores.”, afirma José Frazão, promotor do evento.

A organização aguarda a visita de 25.000 visitantes. A feira decorre de 3 a 6 de Março, entre as 10h e as 20h.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

GNR apreende 287 quilos de pescado por fuga à lota em Quarteira. Coima até 44.891 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR — Guarda Nacional Republicana, através do Sub-destacamento de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.