Início / Agricultura / Sálvia: conheça a planta aromática amiga das mulheres

Sálvia: conheça a planta aromática amiga das mulheres

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Já ouviu falar da sálvia?

Esta planta  cujo nome científico é Salvia officinalis caracteriza-se por ser arbustiva, perene e com origem no Mediterrâneo.

Tal como o próprio nome indica, este planta   é capaz  de salvar (no latim o seu nome é “salvi”, que quer dizer salvar e, popularmente, também pode ser designada por  sálvia-comum ou sálvia-das-boticas).

E agora falando de mulher para mulher, conheça neste artigo os benefícios que a sálvia pode fornecer-nos, especialmente para o sexo feminino.

Sabia por exemplo que esta planta aromática é usada em grande parte  das medicinas populares europeias como forma de prevenção e tratamento de alguns problemas de saúde?

sálvia

Conheça as propriedades e benefícios desta planta

  • Poderoso expectorante

Esta planta é uma potente expectorante ajudando por essa razão a “limpar” o tão incomodativo catarro.

Se está com problemas de expectoração, experimente beber chá de sálvia por cerca de 1 semana  e observará que todo o catarro, expectoração e muco acabará por se limpar.

Se também está com problemas de bronquites, rinites, febres e tosses, um chá de sálvia pode fazer milagres.

Caso não queira tomar o chá desta planta,pode optar pela sua  inalação  (um pouco do chá de sálvia misturado soro fisiológico é um óptimo recurso , se usado num vaporizador ou inalador, por exemplo).

  • Ciclo Menstrual

Esta planta é especialmente poderosa para as mulheres uma vez que ajuda a tratar problemas do ciclo menstrual (amenorreia e e cólicas menstruais). Também na usada na menopausa reduz os efeitos característicos tão incomodativos. Tais efeitos devem-se  devido aos  flavonoides que estão presentes na constituição desta planta e que auxiliam no equilibro do sistema hormonal.

  • Retenção de líquidos

A sálvia  pode  ajudar as mulheres na retenção de líquidos (de origem hormonal), quando a pressão arterial está elevada. Esta planta pode também auxiliar no alívio das dores de cabeça que acompanham os desequilíbrios hormonais.

sálvia

Como plantar Sálvia

Esta planta aromática e medicinal  é fácil de se cultivar podendo semeá-la  através de sementes (sementes Salvia officinalis) ou através de estacas/mudas.

Esta planta não se adapta muito bem a condições de excesso de humidade (uma maior frequência na rega é apenas necessária no período de germinação das sementes e emergência das plantas, mas cuidado não exagere). requentes são necessárias só no período de brotamento das sementes e crescimento das mudas).

Se plantar no seu jardim ou horta, regue apenas se predominar períodos de seca continuados (maiores que 2 semanas). Se regar demasiado, as raízes irão apodrecer devido ao excesso de água no solo.

Este tipo de plantas gosta de solos bem drenados com uma composição mais argilosa.

Como fazer chá de Sálvia

Coloque um punhado de folhas frescas para um litro de chá.

Para fazer este chá, não ferva as folhas mas coloque-as na água fervente. Depois, apague o fogo, tape e deixe o chá abafado a repousar  por uns 10 minutos.

Por cada chávena de chá, use  4 folhas de sálvia. Para melhores resultados nos problemas acima referidos,  tome até 4 chávenas deste chá por dia.

Pelos seus efeitos hormonais, a sálvia não é recomendada para grávidas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGAV promove Concurso de Fotografia sobre a actividade veterinária

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária promove, até 30 de Setembro 2019 um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.