Início / Agricultura / Projecto de avaliação da biossegurança nas explorações de suínos. Já respondeu ao inquérito?

Projecto de avaliação da biossegurança nas explorações de suínos. Já respondeu ao inquérito?

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que decorre de 23 de Novembro de 2018 a 30 de Janeiro de 2019 o preenchimento voluntário online de um questionário para a caracterização da biossegurança das explorações suinícolas.

Todos os Médicos Veterinários Responsáveis Sanitários (MVRS) das explorações intensivas com mais de 20 porcas e 200 porcos de engorda receberão por correio electrónico o acesso ao questionário.

Diz fonte institucional da DGAV que a biossegurança “é um dos pilares da sanidade animal, permitindo prevenir a introdução e a propagação de doenças animais transmissíveis e consequentemente os seus impactos negativos na produção pecuária”.

A biossegurança diz respeito a um conjunto de medidas físicas e de gestão que devem ser aplicadas diariamente pelos produtores, sob a orientação do médico veterinário responsável sanitário (MVRS).

Peste Suína Africana

A manutenção da indemnidade da Peste Suína Africana, a erradicação da Doença de Aujeszky, a certificação sanitária para as trocas intra-comunitárias e países terceiros, a implementação da nova lei da Saúde animal exigem, cada vez mais, níveis elevados de biossegurança das explorações de suínos, acrescenta aquela Direcção.

A DGAV analisou a situação com a FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores e a SCS — Sociedade Científica de Suinicultura, que foram “favoráveis à necessidade de se fazer um diagnóstico da situação e nos transmitiram que existem reais vantagens para os suinicultores e médicos veterinários na realização de um levantamento da biossegurança das explorações de suínos a nível nacional”.

Projecto de avaliação voluntária

Com vista a esse propósito a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), conjuntamente com a Federação Portuguesa das Associações Suinícolas (FPAS), Sociedade Científica de Suinicultura (SCS) e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-UL), elaborou um projecto de avaliação voluntária de biossegurança (ver aqui).

Trata-se de um projecto de cariz técnico-científico para a caracterização da biossegurança nas explorações de suínos com mais de 20 porcas reprodutoras ou mais de 200 porcos de engorda, em regime intensivo, utilizando a metodologia de resposta a questionário desenvolvido com base no modelo “Biocheck” desenvolvido pela Universidade de Gent, também utilizado em outros Estados Membros e devidamente adaptado à realidade nacional.

Pode ver o poster do questionário aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.