Início / Agricultura / Portugal e Espanha manifestam intenção de pedir antecipação da PAC em 70%

Portugal e Espanha manifestam intenção de pedir antecipação da PAC em 70%

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e a sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina, anunciaram a intenção de pedir na próxima segunda-feira, 17 de Julho, em Bruxelas, no Conselho de Agricultura, duas medidas para aliviar a difícil situação de seca que afecta Portugal e Espanha.

Uma das medidas pedidas será a autorização para aumentar até 70% a antecipação das ajudas directas da Política Agrícola Comum (PAC), avança o portal espanhol Agrodigital.

O adiantamento fixado na normativa comunitária é de 50%, pelo que “é provável a permissão desta medida, tendo em conta que também se autorizou em 2015 e 2016 devido à situação de crise do sector agrícola e pela falta de liquidez dos produtores”, realça a mesma fonte.

Menos chuva

De realçar que as chuvas acumuladas no ano hidrológico até meados de Junho foram 50% a 75% mais baixas que as do ano normal nas principais áreas agrícolas de Espanha e de 74% cento em Portugal.

A segunda medida diz respeito a uma autorização para a derrogação no pagamento verde que permita aos agricultores utilizar terras em pousio para pasto durante o período no qual esta prática é proibida.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Navio Patrulha Oceânico Figueira da Foz em missão no mar dos Açores

O Navio da República Portuguesa (NRP) Figueira da Foz larga hoje, 25 de Setembro, da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *