Início / Agricultura / Porbatata e APED promovem consumo de batata portuguesa que “Nasce à sua Porta”

Porbatata e APED promovem consumo de batata portuguesa que “Nasce à sua Porta”

A Porbatata — Associação da Batata de Portugal, e a APED — Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, apresentaram hoje, 11 de Junho, em Lisboa, a Campanha de Promoção da Batata Portuguesa.

Com o mote “Batata Portuguesa – Nasce à sua Porta”, a campanha incentiva o consumo de batata nacional e procura sensibilizar os portugueses para as vantagens nutricionais deste produto.

A Associação Portuguesa de Nutrição é parceira da iniciativa, que também tem o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, afirmou que a campanha quer sensibilizar os portugueses para o consumo e assim ajudar a equilibrar a balança agro-alimentar nacional.

“Trata-se de uma campanha de promoção, que felizmente vem a par de outras que estão em curso para outros produtos [agrícolas], cujo objectivo é promover a produção nacional. É preocupação do Governo equilibrar no horizonte de uma legislatura a balança agro-alimentar nacional”, disse à Lusa o governante, que falava à margem do lançamento, em Lisboa, da campanha de incentivo ao consumo de batata portuguesa.

Campanha de Promoção da Batata Portuguesa vai estar nas cadeias de híper e supermercados. Objectivo é sensibilizar os portugueses para o consumo de batata produzida em Portugal.

“O grande objectivo é promover o consumo da batata portuguesa, sobretudo, a batata fresca, produzida muito próximo dos locais de consumo. Além do impacto mais positivo para o ambiente em comparação com batata de outras origens, tem muito boas características nutritivas e organoléticas, que é importante destacar e desmistificar”, diz o presidente da Porbatata, António Gomes.

Apoio à produção nacional

“O apoio à produção nacional é um dos focos do trabalho da APED e, por isso, tornam-se especialmente importantes estas iniciativas de cooperação. O objectivo é valorizar a batata nacional que se destaca pela sua qualidade e pela relevância no contexto da economia agrícola do País”, afirma a directora-geral adjunta da APED, Mónica Ventosa.

E acrescenta que “este é um produto que tem estado sempre presente entre a oferta disponibilizada pelos operadores da distribuição e acreditamos que, com esta campanha, cada vez mais, passe a estar presente entre as escolhas dos consumidores”.

Campanha em 700 lojas

A Campanha de Promoção da Batata Portuguesa vai estar visível nos híperes e supermercados aderentes, em cartazes e outros materiais no ponto de venda, em cerca de 700 lojas distribuídas por todo o País, em algumas delas, já a partir do dia 11 de Junho.

Alimento versátil e presente na Dieta Mediterrânica, a batata tem uma boa quantidade de vitaminas e minerais. Em média, cada português consome 93,5 quilos de batatas por ano. De acordo com dados do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), são produzidas em Portugal cerca de 500 mil toneladas.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Angola prepara estratégia para melhorar gestão dos recursos marinhos

O Ministério das Pescas e do Mar de Angola está a elaborar uma estratégia nacional, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.