Início / Featured / Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico, tem concurso para empreitada de melhoria

Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico, tem concurso para empreitada de melhoria

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, publicou hoje, 1 de Março, em Jornal Oficial um anúncio para a obra de melhoria das condições operacionais e de segurança do Núcleo de Pescas do Porto da Madalena, na ilha do Pico.

A empreitada, que corresponde a um investimento de 944 mil euros, prevê a construção de um cais de alagem, com 20 metros, e um cais auxiliar de 17 metros, que aumenta em cerca de 50% a zona acostável para a pesca local, bem como um terrapleno com 1.200 m2.

Grua de coluna de 16 toneladas

Está ainda prevista a instalação de uma grua de coluna de 16 toneladas, bem como de redes de água e de electricidade para apoio às embarcações, assim como a construção de instalações sanitárias para os profissionais da pesca do Porto da Madalena.

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia frisou que o projecto para esta obra “sofreu alterações, de acordo com as pretensões dos armadores” que operam naquele porto.

Com esta empreitada, adiantou Gui Menezes, “é criada uma zona distinta e delimitada, que vem evitar constrangimentos aos profissionais da pesca”.

Esta empreitada, que terá um prazo de execução de 365 dias, prevê que o cais fique próximo da entrada da Lota, “facilitando, assim, a operação de descarga de pescado”, referiu Gui Menezes, acrescentando que a criação de um terrapleno “vai permitir o estacionamento em seco numa zona mais segura face à situação existente”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Confederação dos Agricultores de Portugal contra cortes no apoio às medidas agroambientais

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal esteve, juntamente com outras organizações representativas do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.