Início / Empresas / Novo Banco cede ao Museu da Guarda obras de pintores de referência do século XX

Novo Banco cede ao Museu da Guarda obras de pintores de referência do século XX

O Novo Banco vai assinar no dia 8 de Junho, às 18 horas, no Museu da Guarda, um protocolo com a Câmara Municipal da Guarda, para a cedência de um conjunto de 5 obras de importantes artistas portugueses da segunda metade do século XX pertencentes à colecção de pintura do NB Cultura. Estas obras dos artistas João Hogan, Nikias Skapinakis, José de Guimarães, Júlio Resende e Luís Pinto Coelho, ficarão em exposição permanente no Museu da Guarda.

A assinatura do protocolo contará com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro dos Santos e com o CEO do Novo Banco, António Ramalho.

Esta é mais uma iniciativa que se insere no âmbito do projecto NB Cultura, criado com o compromisso de disponibilizar ao público o património cultural e artístico do Novo Banco, através de parcerias com entidades públicas e privadas, como Universidades e Museus, de âmbito nacional e regional.

Castelo Branco

Dando corpo a esta política, no passado mês de Abril, o Novo Banco assinou em Castelo Branco, com o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, outro protocolo para a cedência de uma pintura do século XVII, atribuída a Jan Fyt, um dos mais interessantes pintores flamengos de Naturezas mortas.

Desde o início do ano, vários outros protocolos com Museus foram concretizados, prevendo-se novas iniciativas durante o mês de Junho.

Colecções e obras de arte NB Cultura agora disponíveis em site

O Novo Banco lançou também o site nbcultura.pt, a nova plataforma que agrega o património cultural e artístico do Banco, desenvolvida e desenhada especificamente para divulgar e partilhar o vasto património do Banco neste âmbito.

Através do nbcultura.pt é possível ter acesso a informação mais detalhada sobre as quatro colecções do Novo Banco: Fotografia Contemporânea, Pintura, Numismática e a Biblioteca de Estudos Humanísticos, disponibilizando em galeria de imagens e por pesquisa, diversas obras de cada um dos acervos, promovendo as iniciativas que se realizaram e as que estão previstas, com o grande objectivo que motivou o nascimento deste projecto – a partilha do património cultural do Novo Banco.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos atribui à IACA a Medalha de Honra da Agricultura

O actual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, , na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.