Início / Agricultura / Ministra da Agricultura: OE 2020 “permite desenvolver uma agricultura ainda mais sustentável, competitiva e inovadora”

Ministra da Agricultura: OE 2020 “permite desenvolver uma agricultura ainda mais sustentável, competitiva e inovadora”

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, garante que o Orçamento do Estado para 2020 “permite responder aos desafios inerentes ao desenvolvimento de uma agricultura ainda mais sustentável, ainda mais competitiva e ainda mais inovadora”.

Verificando-se que a despesa total do Programa Orçamental para a Agricultura, em 2020, aumenta 26,9%, face à execução de 2019, e que a despesa efectiva cresce 31,3%, destaca-se ainda que será dada continuidade à execução do Programa de Desenvolvimento Rural – PDR 2020, instrumento fundamental para o desenvolvimento da agricultura portuguesa, nomeadamente pelo prolongamento, na totalidade, das medidas agroambientais que se aplicam em metade da superfície agrícola portuguesa. Em linha com o Pacto Ecológico (Green Deal), o Orçamento do Estado para a Agricultura vai conduzir a uma execução do PDR 2020 que procura corresponder ao investimento feito pelos agricultores e, assim, reforçar a transição para um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente, pode ler-se numa nota de imprensa enviada pelo Gabinete de Maria do Céu Albuquerque.

Programa Nacional de Regadios

Salienta também o Ministério da Agricultura que será prosseguido o Programa Nacional de Regadios, salientando-se, neste âmbito, o lançamento de obras que permitirão alargar a área de regadio em 50 000 ha. E sublinha igualmente que, perante os efeitos das alterações climáticas, o regadio assume-se como uma resposta essencial na garantia de mais sustentabilidade, previsibilidade e produtividade.

O impacto destes projectos na economia portuguesa “será evidente: mais 370 milhões de euros de valor acrescentado bruto por ano e a continuidade do crescimento registado em 2019. De acordo com o INE, em 2019, o valor acrescentado bruto agrícola crescerá 4,4% e o rendimento dos agricultores aumentará 5,8%, observando-se, em Outubro, um crescimento homólogo das exportações agroalimentares de 2,2%”, acrescenta a mesma nota de imprensa.

Reforçar o papel da agricultura

O Orçamento para 2020 vai “permitir, assim, dar continuidade à missão deste sector e reforçar o papel da agricultura em Portugal, nomeadamente na garantia da produção de alimentos com qualidade e elevados padrões de segurança, respeitando o ambiente e o bem-estar animal. Vai também incidir na preservação e promoção da biodiversidade, incentivando a utilização, de modo eficiente, dos recursos naturais”, explica o Ministério liderado por Maria do Céu Albuquerque.

E acrescenta que pretende ainda reforçar o contributo da agricultura para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, para a diminuição dos riscos de incêndios e pragas e para o combate à desertificação, cooperando na gestão e preservação de uma superfície correspondente a metade do território nacional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.