Início / Featured / Marinha tem NRP Tejo em missão nos Açores

Marinha tem NRP Tejo em missão nos Açores

O Navio da República Portuguesa (NRP) Tejo atracou esta terça-feira, 12 de Junho, no porto de Ponta Delgada para a sua primeira missão nos Açores, com uma duração prevista de um mês e meio.

Explica um comunicado da Marinha que a missão tem como objectivo prioritário a vigilância e patrulha dos espaços marítimos do arquipélago dos Açores, tendo em vista o exercício da autoridade do Estado no mar, e ainda, a presença junto das diversas comunidades das Ilhas que constituem o arquipélago, bem como realização de acções de busca e salvamento marítimo.

O navio de patrulha costeiro Tejo é o primeiro de quatro navios, que dá nome à classe, foi aumentado ao efectivo dos navios da Armada a 5 de Maio de 2016, tendo sido empenhado na sua primeira missão em Dezembro do mesmo ano.

Missões

Nestes mais de dois anos ao serviço da Marinha, o NRP Tejo já realizou missões nas Zonas Marítimas da Madeira e do Norte e uma missão no âmbito da agência FRONTEX da União Europeia de controlo dos fluxos migratórios no mediterrâneo central, ao largo da costa de Itália, contribuindo para a recolha e apoio a 141 pessoas.

O navio tem ainda capacidade para prestar assistência a pessoas e embarcações em perigo, integrando a estrutura de busca e salvamento marítimo e para colaborar com a protecção civil e autoridades civis, em situações de auxílio à população, em caso de catástrofe, calamidade ou acidente.

​O NRP Tejo é comandado pelo primeiro-tenente Simão Loureiro da Paixão e tem um total de 29 militares embarcados.​

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

ANUGA 2019: Água Monchique na maior feira do sector agro-alimentar

A Água Monchique esteve presente naquela que é considerada a maior e mais importante feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.