Início / Agricultura / Maçã de Alcobaça: Macfertiqual faz Dia Aberto ao Pomar da Várzea, a 10 de Julho

Maçã de Alcobaça: Macfertiqual faz Dia Aberto ao Pomar da Várzea, a 10 de Julho

O Grupo Operacional Macfertiqual sobre fertilização em maçã de Alcobaça, realiza no próximo dia 10 de Julho, em Acipreste (Alcobaça), um Dia Aberto/Acção de demonstração no Pomar da Várzea.

As inscrições são gratuitas mas têm registo obrigatório, aqui.

O Grupo Operacional Macfertiqual é liderado pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) e explica que “o objectivo final após o desenvolvimento deste novo produto maçã com parâmetros mais diferenciadores, será desenvolver e implementar pela APMA um caderno de especificações próprio para este produto e desenvolver um novo conceito de maçã MAIS…, com imagem específica, diferenciadora e para um público mais exigente. Paralelamente certificar este conceito, enquanto novo produto Maçã e enquanto Maçã de Indicação Geográfica Protegida”.

Produção moderna de Maçã de Alcobaça IGP

Procura-se com o projecto encontrar para o actual modelo de produção moderna de Maçã de Alcobaça IGP, um referencial nutricional mais equilibrado, de modo a desenvolver-se um novo produto maçã, das cultivares do grupo Gala, as mais exportáveis, com novos parâmetros mínimos de qualidade interna e externa, mais elevados e mais diferenciadores, ou seja, introduzir dentro de uma maçã mais racionalidade e mais equilíbrio nutricional.

 

Propõe-se estabelecer os níveis críticos foliares dos nutrientes em diferentes fases do ciclo, desenvolvendo metodologias de monitorização precoce do estado nutricional que estabeleçam para cada indicador (nutriente x órgão x momento) seleccionado, a “gama de valores adequados”/níveis críticos.

 

Nutrientes

Estabelecer-se-á relações entre o teor dos nutrientes nos vários órgãos e a qualidade dos frutos, à colheita e após conservação, para identificar nutrientes-chave na qualidade.

Sendo as árvores nos pomares actuais mais exigentes em nutrientes e na oportunidade da sua aplicação, tenta-se obviar à falta de informação e ao atraso na tomada de decisão decorrente da metodologia actual que dá resultados já numa fase muito adiantada do ciclo. Estas metodologias incluirão métodos expeditos a serem implementados pelos fruticultores nas suas explorações.

Pode consultar o programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

APS lança livro sobre “Alerta Máximo” para a questão dos incêndios e a problemática das alterações climáticas

“Alerta Máximo” é o título do novo livro da colecção Seguros e Cidadania, lançado pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.