Início / Agenda / Loures Inova lança incubadora agro-alimentar e logística

Loures Inova lança incubadora agro-alimentar e logística

O centro de negócios Loures Inova vai dispor de uma incubadora de empresas para projectos agro-alimentares, de transportes e de logística, situada em pleno MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa. A inauguração é já no dia 29 de Junho, às 18h30.

Esta incubadora pretende ser uma infra-estrutura de suporte a projectos, preferencialmente, ligados ao agro-alimentar, transportes e logística, localizada estrategicamente no MARL, beneficiando da proximidade com os maiores players nacionais destes sectores de actividade.

Tem por base quatro elementos de diferenciação que lhe conferem uma “proposta de valor única a nível nacional: os sectores de actividade em que se insere (agro-alimentar, logística e transporte), a sua localização o acesso a cerca de 900 operadores e a oferta de um programa de aceleração direccionado”, salienta fonte da autarquia de Loures.

Promover a inovação e o empreendedorismo

O Loures Inova assenta numa parceria entre a Câmara Municipal de Loures, o MARL e o Madan Parque de Ciência, e surge com o objectivo de promover a inovação e o empreendedorismo no concelho de Loures, proporcionando um ambiente favorável à criação de novas empresas e spin-offs de entidades públicas ou privadas, bem como um leque de serviços indispensáveis ao seu desenvolvimento: incubação, programas de aceleração, mentoria, networking, redes de parceiros locais, nacionais e internacionais.

Mais informações podem ser consultadas, a partir do dia 29 de Junho, no site do Loures Inova (aqui).

A inauguração contemplará uma visita à incubadora, a apresentação do programa de aceleração, seguindo-se as intervenções dos representantes da Câmara Municipal de Loures, MARL e Madan Parque e a assinatura do acordo de colaboração entre estes parceiros, que se comprometem em constituir a primeira associação de inovação e capacitação empresarial do concelho de Loures.

Mais de três dezenas de empresas e entidades públicas e privadas, entre elas, universidades, associações e banca, irão igualmente formalizar a intenção de adesão a esta futura associação, quer como sócios-fundadores, quer como parceiros estratégicos. Esta iniciativa contará ainda com um representante do Ministério da Economia.

Parceiros:

Câmara Municipal de Loures – O posicionamento geográfico e estratégico de Loures, no contexto da Área Metropolitana de Lisboa, as potencialidades ao nível socioeconómico, reforçadas por uma malha empresarial diversificada e representativa, constituída por sectores de actividade com impacto na economia local e regional e por uma consistente rede de parcerias (públicas e privadas), são factores que representam uma mais-valia para a implementação e viabilidade de projectos integrados, tais como a implementação de um Ecossistema de Inovação para o concelho de Loures. “O Loures Inova é demonstrativo da estratégia concelhia de desenvolvimento desse mesmo ecossistema”, refere fonte da autarquia.

O MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa é o maior centro de abastecimento agro-alimentar, em Portugal, com cerca de 900 operadores de hortofrutícolas, flores, pescado, de logística, entre outros, constituindo em si o cluster alvo deste projecto.

Madan Parque – O Madan Parque de Ciência foi criado em 1995, com a missão de criar um interface entre Academia e Empresas, através da criação e suporte de empresas de base tecnológica, tendo como associados a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a Câmara Municipal de Almada e o UniNova – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, e a Câmara Municipal do Seixal. A incubadora de empresas do Madan Parque oferece uma ampla gama de serviços de valor acrescentado, visando a inovação, o crescimento e a internacionalização dos projectos empresariais. Com mais de 200 empresas já criadas, o Parque foi considerado a 3ª Melhor Incubadora de Base Tecnológica do Mundo, e tem actualmente o selo Bronze de Cluster ICT, na European Cluster Excellence Initiative.

Consultor:

Territórios Criativos – Organização que visa fomentar a dinamização territorial, através da planificação, implementação e avaliação de projectos, sendo as suas principais unidades de intervenção: a consultoria, onde se insere o apoio à gestão e dinamização de incubadoras de negócios e o planeamento estratégico de organizações do terceiro sector, municípios e empresas; a formação, desenvolvendo programas de formação e bootcamps de empreendedorismo, em entidades públicas e privadas; e os projectos de empreendedorismo e de intervenção social.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Prazo das candidaturas ao INOV Contacto prolongado até 15 de Outubro

As candidaturas para mais uma edição do INOV Contacto, o programa de estágios internacionais gerido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.