Início / Agenda / Inovação agrícola e rural. Apoio de 1 M€ para Centros de Competência do Sector Florestal e Agroalimentar

Inovação agrícola e rural. Apoio de 1 M€ para Centros de Competência do Sector Florestal e Agroalimentar

O Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural lança hoje, 6 de Agosto, um concurso no valor de um milhão de euros, destinado a apoiar o trabalho desenvolvido pelos Centros de Competência do Sector Florestal e Agroalimentar na área da inovação agrícola e rural.

Financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020, no âmbito do Plano de Acção da Rede Rural Nacional, o concurso tem como prioridades uma boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural e a promoção do trabalho qualificado e em rede entre os diversos agentes.

As candidaturas podem ser efectuadas no portal do PDR 2020 em www.pdr-2020.pt até ao dia 28 de Setembro.

Financiar os 20 Centros de Competências já constituídos

Explica uma nota de imprensa do Ministério liderado por Luís Capoulas Santos que o concurso destina-se a “financiar os vinte Centros de Competências já constituídos no território continental”.

Por outro lado, o Gabinete de Capoulas Santos salienta que entre as operações apoiadas, está a implementação de Agendas de Inovação e Investigação e a realização de sessões de trabalho com o objectivo de actualizar o levantamento de necessidades de inovação do sector agrícola e zonas rurais, promover a transferência de conhecimento para o sector, criar redes de parceiros e incorporar a inovação em toda a actividade.

Estruturas que agregam agentes económicos de uma área estratégica

Os Centros de Competências são estruturas que agregam agentes económicos de uma área estratégica, entidades do sistema científico nacional e autarquias, com o objectivo de potenciar a competitividade e a inovação das empresas.

Visam igualmente o desenvolvimento científico e tecnológico, aumentando a produtividade das culturas e inovando nos produtos agro-alimentares e florestais. Cada Centro de Competências deverá aprovar uma Agenda de Investigação e Inovação que identifique as respectivas prioridades, contribuindo assim para a orientação de políticas públicas.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Medeiros Vieira apoia Agricultura do Brasil nas negociações com a UE

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil, Eumar Novacki, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.