Início / Agenda / Grupo Operacional GoFigo Produção faz Dia Aberto em Torres Novas

Grupo Operacional GoFigo Produção faz Dia Aberto em Torres Novas

O dia aberto sobre o Grupo Operacional “GoFigo Produção” irá decorrer no próximo dia 15 de Setembro em Torres Novas. O evento, coordenado pela Doce Terra, marca da sociedade agrícola Rosagro, que produz fruta fresca, conta com o apoio da autarquia de Torres Novas, que também participa no projecto.

As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis aqui, onde poderá encontrar também as coordenadas do encontro.

Programa

09h00 – Recepção aos participantes

09h30 – Abertura com o Presidente Câmara Torres Novas – (Pedro Ferreira, a confirmar)

09h45 – O que é o projecto GoFigoProdução? – (Michele Rosa – Rosagro – Sociedade Agrícola)

10h00 – O que se está a fazer para melhorar a qualidade do Figo Preto de Torres Novas – (Rui de Sousa – INIAV/ENFVN)

10h15 – Para que serve a análise de solos e de folhas das figueiras? – (Cristina Oliveira – ISA)

10h30 – Como se analisa a qualidade do figo, caso prático – (Claudia Sanchez – INIAV, I.P./ENFVN)

11h00 – Intervalo – café

11h15 – A qualificação do Figo Preto de Torres Novas – um caminho em construção – (Ana Soeiro – Qualifica oriGIn Portugal)

11h30 – Como pode a Paladin contribuir para o reconhecimento e valorização do Figo Preto de Torres Novas? – (Olga Matias – Mendes Gonçalves)

12h00 – Debate / Questões

12h00 – Degustação

O projecto GoFigoProdução

O projecto GoFigoProdução surgiu considerando o sub-aproveitamento da cultura da figueira no concelho de Torres Novas, face às alterações abruptas do sistema produtivo, sobretudo no que respeita ao destino comercial.

Assim, os parceiros deste grupo pretendem desenvolver acções que promovam o aproveitamento das mais-valias locais, nomeadamente as condições de solo e clima, rentabilizando esta actividade agrícola.

Desse esforço conjunto, e tendo em conta as actuais políticas de apoio, resultou a apresentação de um projecto de financiamento, enquadrado na acção “Grupos Operacionais“, da medida “Inovação”, integrada na área de “Inovação e Conhecimento” do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020).

Objectivos

São objectivos desta parceria, entre organizações privadas e públicas, implementar uma plataforma informática interactiva de recolha e centralização de informação sobre o figo e respectivos mercados.

Por outro lado, pretende o grupo desenvolver novas embalagens e revestimentos comestíveis que permitam aumentar o período de vida útil e melhorar a apresentação ao consumidor do figo fresco de Torres Novas, por forma a expandir o mercado e comercializar novos produtos de figo em larga escala.

E por fim, desenvolver acções de sensibilização visando a reorganização progressiva e expansão do sector através da articulação dos produtores e o escoamento da produção a preços mais compensadores.

ISA coordena grupo operacional

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) foi designado como entidade coordenadora do grupo operacional e responsável pela gestão administrativa e executiva da parceria.

Os restantes parceiros são as empresas Rosagro e Leonor Rodrigues Unipessoal, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Associação para o Desenvolvimento da Agro-indústria (Animaforum), a Associação Qualifica/oriGIn Portugal, o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e o Município de Torres Novas, a quem cabe a responsabilidade de divulgação do projecto.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

ADVID: Boletim do Ano Vitícola 2018 já está online

A ADVID – Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense acaba de disponibilizar o Boletim do Ano Vitícola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.