Início / Agricultura / Grupo Navigator reformula projecto de investimento florestal em Moçambique

Grupo Navigator reformula projecto de investimento florestal em Moçambique

A The Navigator Company anuncia a reformulação do seu projecto de investimento florestal em Moçambique, que passará a desenvolver-se em duas fases. Para o efeito foi assinado um memorando de entendimento com o governo de Moçambique, através do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER).

Através da sua subsidiária Portucel Moçambique – Sociedade de Desenvolvimento Florestal e Industrial, numa primeira fase, será criada uma base florestal de cerca de 40.000 hectares, que garantirá o abastecimento de uma unidade (a construir) de produção de estilha de madeira de eucalipto para exportação de cerca de 1 milhão de toneladas por ano.

Construção de uma fábrica de estilha

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Navigator refere que “os resultados a alcançar nesta primeira fase com a construção de uma fábrica de estilha, assim como a reavaliação das circunstâncias de mercado, serão essenciais para a Portucel Moçambique validar as condições necessárias para prosseguir com o plano florestal de larga escala associado ao projecto industrial da segunda fase, que inclui a plantação de mais 120 mil hectares de floresta e a construção de uma fábrica de pasta com uma capacidade de produção de cerca de 1,5 milhões de toneladas anuais”.

Como primeiro passo, as duas partes acordaram em constituir uma equipa multi-ministerial que vai endereçar um conjunto de condições precedentes ao investimento, onde se inclui o estabelecimento das infra-estruturas logísticas necessárias à exportação de estilha e outras actividades de desenvolvimento rural.

“O projecto obterá luz verde caso tenha êxito o trabalho com vista à garantia destas condições precedentes, o que se prevê venha a ser concluído nos próximos seis meses”, acrescenta o mesmo comunicado.

Investimento de 260 milhões de dólares

Nesta primeira fase, estima-se que o investimento total da Portucel Moçambique totalize cerca de 260 milhões de USD (sendo que 120 milhões de USD foram já realizados até à data), os quais incluem a plantação e o apoio ao fomento florestal de cerca de 40 mil hectares, a construção da fábrica de estilha referida, e 10 milhões de USD no programa de desenvolvimento social ou ainda na construção e beneficiação de infraestruturas rurais.

A Navigator constituiu em 2009 a Portucel Moçambique, uma empresa de direito moçambicano, cujo investimento num projecto integrado foi estimado em 2,3 mil milhões de dólares, tendo a Corporação Financeira Internacional, do grupo Banco Mundial, adquirido 20% do projecto em Dezembro de 2014.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

DGAV reforça nível de alerta para prevenir Peste Suína Africana na Europa

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária determinou um aumento do nível de alerta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.