Início / Agricultura / Governo autoriza despesa de melhoria da rede SIRESP para combate aos incêndios

Governo autoriza despesa de melhoria da rede SIRESP para combate aos incêndios

O Conselho de Ministros aprovou hoje, 5 de Abril, a resolução que altera o contrato entre o Estado Português e a SIRESP — Gestão de Redes Digitais de Segurança e Emergência, e autoriza a despesa inerente à melhoria da sua rede.

“Face à dimensão sem precedentes dos fogos florestais que devastaram o País no último ano, bem como às diversas lacunas detectadas ao nível do SIRESP durante o combate aos mesmos, concluiu-se ser imperioso modificar e fortalecer o actual sistema com a implementação de um nível de redundância, via satélite, de 451 estações base, bem como a alimentação de energia, via gerador, às mesmas, em caso de falha”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Estas medidas “permitirão reduzir o risco de ocorrência de falhas do sistema e, deste modo, melhor garantir a segurança da população e bens”, garante o Executivo.

Alteração no Apoio à Reposição das Capacidades Produtivas

Foi ainda aprovado o decreto-lei que procede à alteração do Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas.

O Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas foi implementado na sequência dos incêndios que ocorreram a 15 de Outubro de 2017, visando acorrer às necessidades mais prementes das empresas afectadas.

“Considerando as necessidades entretanto identificadas, e com o objectivo de reforçar a capacidade das empresas, julgou-se necessário introduzir alguns ajustamentos, nomeadamente elevando a taxa de apoio aplicável aos danos sofridos por pequenas e médias empresas”, acrescenta o comunicado.

Mais dinheiro

Por outro lado, o Governo aprovou a resolução que autoriza a realização de despesa para o ano de 2018 e para os anos posteriores com a prevenção e o combate aos incêndios, pela AGIF, pelo ICNF e pelas Forças Armadas.

A referida resolução surge no contexto do Programa Integrado de Defesa da Floresta contra Incêndios e de Promoção do Desenvolvimento Regional, composto por um conjunto integrado de medidas no âmbito do dispositivo de combate aos incêndios, da prevenção estrutural e do desenvolvimento regional, incluindo o reforço de equipamentos, de agentes de protecção civil e das respectivas equipas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.