Início / Agenda / Feira dos Sabores do Tejo volta a Vila Velha de Ródão

Feira dos Sabores do Tejo volta a Vila Velha de Ródão

A Feira dos Sabores do Tejo volta a Vila Velha de Ródão, nos dias 28, 29 e 30 de Junho, com uma edição dedicada ao tema da sustentabilidade e muita animação musical.

A Feira dos Sabores do Tejo de 2019 arranca amanhã, sexta-feira, pelas 18h30, com a abertura oficial com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas.

Exposição sobre o Impacto das Alterações Climáticas

Este momento é seguido, às 19 horas, pela inauguração da Exposição sobre o Impacto das Alterações Climáticas, iniciativa no âmbito da operação de sensibilização para esta problemática que está a ser desenvolvida pelo município de Vila Velha de Ródão, e pela visita aos expositores.

No último dia do certame, 30 de Junho, a abertura da restauração é antecipada para as 13 horas, dando aos visitantes a oportunidade de degustarem a gastronomia regional também ao almoço. E às 19h30, no Palco Terras de Oiro, decorrerá o workshop “Saberes e Sabores das Terras de Oiro”, com o chef João Mateus (Herdade da Urgueira) e Manuela Carmona (Adega 23).

O livro “O Melhor Doce”, prémio atribuído ao vencedor do concurso de Sabores Regionais “Portas de Ródão – O Melhor Doce”, promovido durante a edição do ano passado da Feira dos Sabores do Tejo é apresentado às 20h30.

Produtos e produtores locais em destaque no stand Terras de Oiro

Por outro lado, acrescenta a autarquia, mantendo o objectivo de dar a conhecer o que de melhor se faz no concelho em termos de actividades, serviços e produtos, numa perspectiva integrada que põe em evidência o turismo, a economia, a gastronomia e a cultura da região, o certame continua a ter como protagonistas os produtos e os produtores locais.

São eles que estão em destaque no stand Terras de Oiro, uma montra da região onde os visitantes vão poder conhecer e degustar produtos típicos como o azeite, o mel, a bolaria tradicional, o presunto, os queijos ou o vinho.

Um evento com preocupações ambientais

Na edição deste ano da Feira dos Sabores do Tejo, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão estabeleceu como meta a minimização dos impactos ambientais do evento, desde a fase de planeamento e montagem até à sua concretização.

Assim, para além da reutilização de materiais, a autarquia procurou utilizar nos suportes promocionais materiais recicláveis ou com certificação ambiental reconhecida e empenhou-se na eliminação do uso de papel nos processos de registo e inscrição dos expositores e outros participantes no evento.

A eliminação do plástico, seja ao nível dos suportes gráficos, da restauração ou da não utilização de copos de plástico, foi outro objectivo definido desde o início da planificação do evento, garante fonte institucional da autarquia.

A redução dos resíduos produzidos e a sua recolha selectiva e encaminhamento para reciclagem foi também um dos objectivos da autarquia, que assumiu um protocolo com a Valnor de modo a garantir a classificação da Feira dos Sabores do Tejo como um EcoEvento.

Consulte o programa completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos atribui à IACA a Medalha de Honra da Agricultura

O actual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, , na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.