Início / Agricultura / EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015

EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) acaba de lançar o seu relatório anual sobre o nível de resíduos encontrados nos alimentos em 2015 e confirma que, de todas as amostras recolhidas na União Europeia, 97,2% (mais 0,2 pontos percentuais que em 2014) se encontravam livres de resíduos de produtos fitofarmacêuticos ou continham vestígios que estão dentro dos limites legais. Destas, 53,3% (53,6% em 2014) não apresentava qualquer vestígio de resíduos e 43,9% apresentava níveis dentro dos limites regulamentados. Os valores são semelhantes aos apresentados para o ano anterior.

O relatório refere que 99,3% dos alimentos biológicos não continha resíduos ou os tinha dentro dos limites legais.

Em 2015, os países que participaram no estudo analisaram 84.341 amostras à procura de 774 pesticidas. Resultado: 97,2% das amostras estava dentro dos limites permitidos na legislação comunitária. Concretamente, 53,3% das amostras analisadas não continha nenhum resíduo quantificável, das quais 43,9% continha resíduos que não superavam os limites legais.

Produtos importados com menos vestígios

Os limites legais foram ultrapassados em 5,6% das amostras provenientes de países extra-comunitários, um valor inferior aos 6,5% verificados em 2014.

Nos produtos procedentes dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, os limites legais foram superados em 1,7% das amostras, ligeiramente acima do verificado no ano anterior (1,6%).

Quanto às amostras recolhidas em alimentos para bebés, 96,5% estavam livres de resíduos ou dentro dos limites legais.

Agricultura e Mar Actual

 

loading...

Verifique também

Espaço Visual faz 5 sessões gratuitas sobre as oportunidades de negócio do pistácio

A Espaço Visual – Consultores de Engenharia Agronómica, durante os meses de Novembro e Dezembro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *