Início / Agenda / Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano está de volta a Lisboa

Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano está de volta a Lisboa

A 3.ª Sessão do Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano que o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) organiza em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), abordará o tema “Perspectivar o futuro da alimentação nas áreas urbanas num mundo em mudança” e contará com intervenções de Isabel Loupa Ramos (IST-ULisboa), Jorge Gaspar (CEG-IGOT/ULisboa) e Paulo Morgado (IGOT-ULisboa).

O Ciclo de Seminários decorre durante o primeiro semestre de 2018, sempre às 18 horas da segunda quinta-feira de cada mês. O próximo é a 8 de Março, no Auditório do CIUL, no Picoas Plaza, em Lisboa.

Planear o futuro da alimentação

Como planear o futuro da alimentação, sobretudo nas áreas urbanas que se multiplicam e crescem continuamente, e que como tal dependem fortemente de abastecimento exterior?

A crise alimentar de 2008 – quando um ano de má colheita de cereais a nível mundial coincidiu com um aumento do preço do petróleo deixando as prateleiras de Lisboa vazias de frescos – mostra o potencial destas causas para que uma súbita escassez de provisionamentos volte a ocorrer com maior frequência e eventualmente, com maior intensidade.

Assim, segundo a organização destes encontros, discutir o futuro com o objectivo de equacionar futuros alternativos, por forma a poder avaliá-los, e identificar futuros desejáveis é o caminho para esse futuro.

Construção de cenários

O processo de construção de cenários, envolvendo todos os agentes, num processo de cooperação e de identificação de acções, mostra um potencial mobilizador da sociedade.

Contemplando métodos qualitativos e quantitativos, com o intuito de obter resultados mais inteligíveis para o público e contribuir para tomadas de decisão mais eficazes, estes ciclos procuram responder a algumas perguntas fundamentais:

  • Quais são as ameaças para o abastecimento alimentar das áreas urbanas?
  • Qual o papel da Academia?
  • O que irá acontecer mantendo as mesmas políticas e práticas: consequência BAU (Business as usual)?
  • Avaliar o BAU – criar cenário desejável. Como?
  • Backcasting – quais as políticas e agentes a mobilizar?
  • Como lidar com catástrofes – rupturas de abastecimento?

Especialistas da Universidade de Lisboa

Este Ciclo reúne, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros sectores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de actuação.

O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente é abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expectativas e acções.

Entrada livre com registo obrigatório. Limitado à capacidade da sala. Pode registar a sua inscrição neste 3.º seminário (8 Março às 18h00) através do email ciul@cm-lisboa.pt.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Taxa de imposto sobre os combustíveis não sobe nos Açores em 2020

O Governo Regional dos Açores garante que a taxa de imposto sobre os combustíveis não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.