Início / Agricultura / CESL Asia apresenta Plataforma Portugal Macau depois de comprar Grupo Monte do Pasto ao Novo Banco

CESL Asia apresenta Plataforma Portugal Macau depois de comprar Grupo Monte do Pasto ao Novo Banco

O grupo CESL Ásia – Investimentos e Serviços, através das suas subsidiárias integrais Focus Platform e Focus Agriculture, formalizou em Lisboa a aquisição do Grupo Monte do Pasto, localizado nos municípios de Cuba e Alvito, no Alentejo, ao Novo Banco.

E amanhã, 8 de Outubro, às 18 horas, no Salão Nobre da Pousada de Lisboa, apresentará às autoridades portuguesas, às partes interessadas e à comunidade empresarial uma visão da parceria internacional com o Monte do Pasto para o desenvolvimento da Plataforma Focus, base operacional para empresas de alimentos e energia verde em Portugal, Macau, China e Países de língua portuguesa.

3.700 ha de terras agrícolas

Trata-se de uma aquisição significativa de importantes capacidades de gestão e operações em Portugal, com integração no CESL Ásia da equipa do Monte do Pasto, além de um activo que compreende 3.700 ha de terras agrícolas, usadas principalmente como pastagens, mas que pode ser desenvolvido e valorizado por meio de actividades agrícolas adicionais, aproveitando as condições naturais e o acesso à água do Alqueva.

O grupo CESL Ásia planeia desenvolver, com o Monte do Pasto, uma plataforma Portugal-Macau que potencie as produções existentes, permita o lançamento de novas actividades agrícolas e pecuárias sustentáveis e contribua significativamente para o desenvolvimento de toda a região do Alentejo e a economia portuguesa.

Pretende também intensificar as exportações para os mercados de Macau e China e aproveitar as oportunidades a serem criadas pela Plataforma de Macau para a cooperação social e económica entre China, Portugal e os Países de Língua Portuguesa (Plataforma de Macau).

Grupo empresarial de referência em Macau

Nos últimos 30 anos, o CESL Ásia consolidou-se como um grupo empresarial de referência em Macau, com liderança local e equipas profissionais inovadoras e de alto desempenho, criando capacidades dentro de uma estrutura de integridade e excelência.

O CESL Ásia tem investido fortemente na Plataforma de Macau, fortalecendo os seus laços com instituições em Portugal, China e Países de Língua Portuguesa, incrementando desde 2010 recursos de investimentos, de gestão e de operações assegurando dessa forma uma base sólida de negócio em Portugal.

100 empregos em Portugal

De acordo com o plano económico-financeiro delineado, o CESL Ásia prevê que, até 2021, o volume de negócios aumente para cerca de 70 milhões de euros, com 550 funcionários, dos quais mais de 100 serão baseados em Portugal.

“É sem dúvida o início de uma nova era no investimento de empresas privadas de Macau em prósperas empresas portuguesas. Cabe, também, ao CESL Asia Group consolidar a estratégia de crescimento e o caminho para a excelência na nossa Plataforma de Macau para Financiamento, Gestão e Operação de negócios na Grande Baía e nos Países de Língua Portuguesa”, disse António Trindade, CEO do CESL Asia Group, sobre a aquisição do Monte do Pasto.

O Acordo de Cooperação Estratégica em vigor entre a Filial de Macau do Banco da China e o grupo CESL Ásia reveste-se de “extrema importância tendo o Banco da China demonstrado aceitação entusiástica e apoio firme relativamente à nossa Estratégia de Plataforma. Esperamos diversificar investimentos noutros sectores relacionados com as nossas competências, designadamente na agricultura, na importação/exportação de alimentos de alta qualidade e na energia limpa, por meio da nossa subsidiária integral, Focus Renewables, que já possui e opera três centrais de tecnologia de concentração solar portuguesa”, salientou António Trindade.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Navigator sensibiliza crianças em Aveiro para a importância da floresta

A The Navigator Company, no âmbito do projecto “Dá a Mão à Floresta”, levará a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.