Início / Agenda / CentroAdapt analisa impacto das alterações climáticas na economia do mar

CentroAdapt analisa impacto das alterações climáticas na economia do mar

“O impacto das alterações climáticas na economia do mar” é o tema do Workshop realizado pelo CentroAdapt, no âmbito do encontro Business2Sea – Fórum do Mar 2018. Organizado pela Universidade de Coimbra e pelo MARE o workshop realiza-se no próximo dia 14 de Novembro, na Alfândega do Porto (sala Miragaia), a partir das 14 horas.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui.

Debater o impacto das alterações climáticas, assim como as oportunidades geradas pelas mesmas, na economia do mar é o principal objectivo deste workshop.

Em foco estarão a subida do nível do mar e vulnerabilidade costeira; os desafios e oportunidades no combate aos plásticos num contexto de aumento da temperatura média; a vulnerabilidade do Oceano e a relação entre a economia do mar e as alterações climáticas.

8.ª edição do Business2Sea

Realizado no âmbito da 8.ª edição do Business2Sea, evento internacional promovido anualmente pela associação Fórum do Mar, o workshop “O impacto das alterações climáticas na economia do mar” é dirigida a empresas e profissionais ligados, directamente ou indirectamente, à economia do mar, assim como a estudantes e investigadores das mais variadas áreas do ambiente, gestão e economia.

A formação tem como objectivo de promover o aumento da capacidade de inovação das empresas e entidades, face ao impacto que as alterações climáticas têm na economia do mar. O workshop colocará, lado a lado, academia e empresas, contando com a presença dos Professores Filipe Duarte Santos e Carlos Manuel Correia Antunes, assim como com a presença de Pedro Martins Barata, coordenador do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, e Vanessa Romeu em representação do Lidl Portugal.

Elevados custos económicos e ambientais

Segundo Zara Teixeira, investigadora do pólo MARE “as alterações climáticas acarretam elevados custos económicos, sociais e ambientais para toda a economia, nomeadamente para os sectores primários como sejam as actividades ligadas ao mar”.

Assim, e atendendo à necessidade de reforçar competências e estratégias de cooperação entre empresas, centros de IDT, instituições de ensino superior e até organismos da Administração Pública, “o CentroAdapt e o MARE organizam este workshop que coloca em discussão temas que são cruciais para todos aqueles que fazem do Mar e dos recursos marinhos a base da sua actividade ou objecto de estudo”, explica Zara Teixeira.

O Business2Sea – Fórum do Mar 2018 realiza-se de 14 a 16 de Novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Dedicada ao tema “Desafios do Mar 2030”, a edição de 2018 é organizada pelo Fórum Oceano com a colaboração da Fundação CETMAR, Centro Tecnológico do Mar, com sede na Galiza.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo dos Açores desafia agricultores a diminuir a dependência dos apoios

O director Regional da Agricultura afirmou, na ilha Terceira, que os agricultores devem apostar, cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.