Início / Agenda / CentroAdapt analisa impacto das alterações climáticas na economia do mar

CentroAdapt analisa impacto das alterações climáticas na economia do mar

“O impacto das alterações climáticas na economia do mar” é o tema do Workshop realizado pelo CentroAdapt, no âmbito do encontro Business2Sea – Fórum do Mar 2018. Organizado pela Universidade de Coimbra e pelo MARE o workshop realiza-se no próximo dia 14 de Novembro, na Alfândega do Porto (sala Miragaia), a partir das 14 horas.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui.

Debater o impacto das alterações climáticas, assim como as oportunidades geradas pelas mesmas, na economia do mar é o principal objectivo deste workshop.

Em foco estarão a subida do nível do mar e vulnerabilidade costeira; os desafios e oportunidades no combate aos plásticos num contexto de aumento da temperatura média; a vulnerabilidade do Oceano e a relação entre a economia do mar e as alterações climáticas.

8.ª edição do Business2Sea

Realizado no âmbito da 8.ª edição do Business2Sea, evento internacional promovido anualmente pela associação Fórum do Mar, o workshop “O impacto das alterações climáticas na economia do mar” é dirigida a empresas e profissionais ligados, directamente ou indirectamente, à economia do mar, assim como a estudantes e investigadores das mais variadas áreas do ambiente, gestão e economia.

A formação tem como objectivo de promover o aumento da capacidade de inovação das empresas e entidades, face ao impacto que as alterações climáticas têm na economia do mar. O workshop colocará, lado a lado, academia e empresas, contando com a presença dos Professores Filipe Duarte Santos e Carlos Manuel Correia Antunes, assim como com a presença de Pedro Martins Barata, coordenador do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, e Vanessa Romeu em representação do Lidl Portugal.

Elevados custos económicos e ambientais

Segundo Zara Teixeira, investigadora do pólo MARE “as alterações climáticas acarretam elevados custos económicos, sociais e ambientais para toda a economia, nomeadamente para os sectores primários como sejam as actividades ligadas ao mar”.

Assim, e atendendo à necessidade de reforçar competências e estratégias de cooperação entre empresas, centros de IDT, instituições de ensino superior e até organismos da Administração Pública, “o CentroAdapt e o MARE organizam este workshop que coloca em discussão temas que são cruciais para todos aqueles que fazem do Mar e dos recursos marinhos a base da sua actividade ou objecto de estudo”, explica Zara Teixeira.

O Business2Sea – Fórum do Mar 2018 realiza-se de 14 a 16 de Novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Dedicada ao tema “Desafios do Mar 2030”, a edição de 2018 é organizada pelo Fórum Oceano com a colaboração da Fundação CETMAR, Centro Tecnológico do Mar, com sede na Galiza.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Empresa belga procura fabricante especializado em mobiliário feito com madeira maciça

Partilhar              Uma empresa belga de design de interiores procura um fabricante especializado em mobiliário feito com …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.