Início / Pecuária / Veterinária

Veterinária

Sabe o estado da sanidade animal entre 2010-2016? Não? Veja no relatório da DGAV

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de publicar o documento “Sanidade Animal — Relatório 2010-2016”. Diz aquela Direcção que a situação sanitária dos efectivos pecuários em Portugal “tem melhorado ao longo dos anos, no que diz respeito às doenças dos animais sujeitas a acções de controlo ou de erradicação. …

Ler mais »

Medicamentos veterinários com dietanolamina: Não use. Estão suspensos.

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, na sequência das conclusões do CVMP — Comité dos Medicamentos para Uso Veterinário, suspendeu, a 31 de Julho de 2018, as autorizações de introdução no mercado de todos os medicamentos veterinários que contêm Dietanolamina e são destinados a animais produtores de alimentos para consumo …

Ler mais »

DGAV esclarece taxas de controlo e emissão de certificados de exportação pecuária

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de publicar o Esclarecimento Técnico n.º 3/2018 referente às taxas de controlo oficial dos géneros alimentícios e à emissão de certificados de exportação. O Esclarecimento técnico visa aclarar junto das unidades orgânicas pertinentes daquela Direcção-Geral a distinção entre os actos de verificação e …

Ler mais »

DGVA esclarece controlos a efectuar durante a recepção de equídeos no matadouro

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária publicou um Esclarecimento sobre os controlos a efectuar durante a recepção de equídeos no matadouro. Trata-se da aplicação do Regulamento (UE) n.º 2015/262 de 17 de Fevereiro. O Esclarecimento Técnico n.º 5/2018 pretende dar indicações sobre os procedimentos a adoptar pelos operadores de estabelecimentos …

Ler mais »

Estado e sector juntos na redução de anti-microbianos no tratamento de doenças de suínos

O sector da suinicultura e vá entidades públicas assinaram um “compromisso entre parceiros para a redução da utilização de anti-microbianos no tratamento de doenças infecciosas de suínos. Assinaram este compromisso a Direcção-Geral de Alimentação (DGAV), a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores …

Ler mais »

DGAV publica informação sobre Zoonoses em Portugal Continental 2014-2017

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de disponibilizar informação relativa à ocorrência de agentes zoonóticos em animais, em Portugal continental, no período compreendido entre 2014 e 2017. A informação compilada no documento “Zoonoses em Portugal Continental 2014-2017“ permite não só avaliar o trabalho que tem vindo a …

Ler mais »