Início / Pecuária / Veterinária

Veterinária

UE: não é preciso estabelecer limite máximo de resíduos para a bromelaína em suínos

A Comissão Europeia determinou que o estabelecimento de um limite máximo de resíduos (LMR) para a substância activa bromelaína em suínos não é necessário para a protecção da saúde humana. A decisão foi tomada depois de ter sido apresentado à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) um pedido para o estabelecimento de …

Ler mais »

Bravecto para carraças e pulgas deve ser utilizado com precaução em cães com epilepsia

Após uma revisão dos eventos adversos ocorridos a nível mundial com os comprimidos de Bravecto, o CVMP – Comité dos Medicamentos Veterinários confirmou que aquele medicamento veterinário “continua a ter um perfil favorável de benefício/risco. Não obstante, decidiu em Julho de 2017 solicitar ao titular da autorização de introdução no …

Ler mais »

Feira Internacional de Cereais, Rações Compostas e Veterinária em Moscovo a 30 de Janeiro

A 23ª edição da Feira Internacional de Cereais, Rações Compostas e Veterinária “MVC: Cereals-Mixed Feed-Veterinary”, identificada como a maior feira da especialidade no país e uma das mais importantes no Mundo decorrerá em Moscovo, de 30 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2018, no parque de exposições VDNH, pavilhão …

Ler mais »

DGAV publica manual de procedimentos SIRCA para produtores de bovinos, ovinos e caprinos

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de publicar o Manual de Procedimentos SIRCA para produtores de bovinos, ovinos e caprinos. O Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração (SIRCA) tem por objectivo assegurar o encaminhamento adequado dos animais que morram na exploração, por forma a …

Ler mais »

DGAV garante que circuito nacional não recebeu ovos contaminados com fipronil

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de divulgar um comunicado onde garante que os ovos contaminados com fipronil estão “fora do circuito comercial nacional”. E esclarece que aquele insecticida é para desinfecção de cães e gatos e não está autorizado para utilização em explorações pecuárias. Relativamente à detecção …

Ler mais »

APEZ e UTAD organizam Congresso Internacional de Nutrição e Alimentação de Animais de Companhia

A APEZ – Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica , em colaboração com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, propôs-se reunir um conjunto de especialistas de internacionais para que, de forma independente e baseada em evidência científica, pudessem partilhar os seus conhecimentos e os seus pontos de vista. Deste esforço …

Ler mais »

Alerta: embalagens de vacinas para galinhas Avinew NEO têm defeito de qualidade

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária alerta para um defeito de qualidade das embalagens de vacinas em comprimidos efervescentes da marca Avinew NEO, destinados a galinhas; frangos, futuras poedeiras e futuras reprodutoras de frangos. Mas, o produto pode continuar a ser comercializado. Foi detectada na folha de alumínio dos blisters de …

Ler mais »

Suínos: Medicamentos veterinários com óxido de zinco têm 5 anos para sair do mercado

O Comité dos Medicamentos para Uso Veterinário (CVMP) da Agência Europeia de Medicamentos recomendou a retirada da União Europeia de medicamentos veterinários contendo óxido de zinco porque os “riscos para o meio ambiente associados ao uso desses medicamentos veterinários, não são ultrapassados pelo benefício clínico demonstrado em suínos”. A DGAV – Direcção-Geral de …

Ler mais »