Início / Pecuária / Veterinária

Veterinária

Conhece o Plano de Acção para Redução do Uso de Antibióticos nos Animais?

A Semana Mundial para a Utilização Prudente de Antibióticos decorre de 13 a 19 de Novembro e a DGAV relembra que através das diversas iniciativas desenvolvidas no âmbito do “Plano de Acção Nacional para Redução do Uso de Antibióticos nos Animais” tem contribuído para a “consolidação da vigilância da resistência antimicrobiana e …

Ler mais »

Incêndios matam animais. DGAV divulga regras para eliminação dos cadáveres

Os incêndios florestais de grandes proporções que assolaram o País nos últimos dias provocaram também um elevado número de animais mortos e feridos. Considerando que os restos dos corpos dos animais que foram vitimados pelos incêndios florestais podem constituir um risco para a salubridade ambiental com eventuais impactos na Saúde …

Ler mais »

Centros de Recolha Oficial têm 500 mil euros de apoio à modernização para esterilização de animais

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária relembra que estão abertas as candidaturas ao apoio financeiro para a modernização de Centros de Recolha Oficial (CRO), em funcionamento no território continental, nomeadamente à melhoria das instalações e aquisição de equipamentos adequados à realização das esterilizações de animais de companhia. Segundo o Despacho Normativo …

Ler mais »

Bovinos: Norma de certificação IBR e BVD apresentada no Porto a 27 de Outubro

A erradicação da Diarreia Vírica Bovina (BVD) e da Rinotraqueite Infecciosa Bovina (IBR), doenças que afectam os bovinos, é a pretensão de todos os produtores pecuários, aumentando a eficiência reprodutiva e a rentabilidade das explorações. A certificação sanitária é uma medida com previsível impacto positivo sobre a comercialização e/ou exportação dos …

Ler mais »

Após concursos desertos, Açores procuram médico veterinário para viver no Corvo

A Ilha do Corvo está oficialmente sem médico veterinário desde o início de Setembro, uma vez que a profissional que lá estava em permanência pediu transferência para o continente. A contratação já está autorizada, mas falta encontrar quem queira trabalhar na mais pequena ilha dos Açores. A Direcção Regional da Agricultura …

Ler mais »

UE: não é preciso estabelecer limite máximo de resíduos para a bromelaína em suínos

A Comissão Europeia determinou que o estabelecimento de um limite máximo de resíduos (LMR) para a substância activa bromelaína em suínos não é necessário para a protecção da saúde humana. A decisão foi tomada depois de ter sido apresentado à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) um pedido para o estabelecimento de …

Ler mais »

Bravecto para carraças e pulgas deve ser utilizado com precaução em cães com epilepsia

Após uma revisão dos eventos adversos ocorridos a nível mundial com os comprimidos de Bravecto, o CVMP – Comité dos Medicamentos Veterinários confirmou que aquele medicamento veterinário “continua a ter um perfil favorável de benefício/risco. Não obstante, decidiu em Julho de 2017 solicitar ao titular da autorização de introdução no …

Ler mais »