Início / Agricultura / Ambiente

Ambiente

Relatório de Execução do plano de acção para uso sustentável de fitofarmacêuticos está online

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de divulgar o Relatório de Execução do Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos (PANUSPF). O documento apresenta a análise global da implementação do PANUSPF desde a sua aprovação, em Outubro de 2013, focando os resultados alcançados e analisando …

Ler mais »

Delta Cafés quer gestão florestal responsável. FSC vai certificar cartão das embalagens

“Com esta embalagem, está a ajudar a cuidar da nossa floresta” é o mote para esta campanha de consciencialização sobre o uso de recursos florestais. A Delta Cafés juntou-se ao FSC Portugal na promoção da gestão florestal responsável. Os pacotes de açúcar da empresa do Grupo Nabeiro passam a ter um conjunto …

Ler mais »

RedeAgro 2018. ISA leva conferência sobre alterações climáticas à CAP. Entrada livre

O Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade de Lisboa, organiza Conferência “Alterações climáticas, recursos alimentares e infraestruturas verdes”, no âmbito do ciclo de conferências RedeAgro 2018. O encontro terá lugar no dia 11 de Julho, a partir das 15 horas, no Auditório da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em …

Ler mais »

Terra Fértil vai à AgroGlobal promover fertilização orgânica à base de resíduos

A Terra Fértil — Gestão e Valorização de Resíduos já marcou presença na 6ª edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas, que se realiza de 5 a 7 de Setembro de 2018, em Valada do Ribatejo. Vai promover a fertilização orgânica à base de resíduos. A Terra Fértil põe em …

Ler mais »

Quercus: Abate de 150 sobreiros em Setúbal é “excesso de zelo” no combate aos incêndios

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza alerta para “regras abusivas de prevenção de incêndios” e considera que o corte de sobreiros em Pinhal de Negreiros é “abate abusivo de espécie protegida e mais um caso de exagero da aplicação da Lei”. Por isso, quer a alteração da legislação de …

Ler mais »

Quer saber se está contaminado com glifosato? Entregue a sua urina à Plataforma Transgénicos Fora

O glifosato é o pesticida sintético mais usado em Portugal e no Mundo. No nosso País é vendido sob vários nomes: Roundup, Spasor, Tornado, Montana, Touchdown, etc). Mas, várias organizações ambientalistas garantem que o glifosato causa cancro em animais de laboratório e, tudo indica, em humanos também. Quer saber se está …

Ler mais »

Syngenta ajuda agricultores de Cantanhede a implementar agricultura sustentável

Os agricultores da freguesia da Cordinhã, no concelho de Cantanhede, vão ter à disposição, na próxima campanha agrícola, um Centro de Lavagem de Pulverizadores, para recolha e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos. O primeiro de uso comunitário em Portugal. O sistema Héliosec, fornecido pela Syngenta, ajudará os agricultores a proteger …

Ler mais »

Administração do MARL garante novo ano com revolução no tratamento de resíduos

A criação de um “ponto verde” que revolucione o sistema de recolha e tratamento de resíduos orgânicos e inorgânicos do Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) é um compromisso agora assumido pelo conselho de administração. Falando na sessão de encerramento de um debate sobre “A Redução dos Plásticos no Ciclo Agro-alimentar” …

Ler mais »

Fenapecuária: Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários “falhou redondamente”

A Fenapecuária — Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários diz que a Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais (ENEAPAI) “falhou redondamente porque na sua estratégia não estão envolvidos os directamente interessados, ou seja, o sector produtivo”. E defende a valorização agrícola e a protecção dos profissionais do sector. Para aquela …

Ler mais »

Green Alley Award procura startup’s com soluções na área da Economia Circular

A Europa quer promover a Economia Circular. Assim, a competição internacional Green Alley Award tem candidaturas abertas até dia 1 de Julho e procura startup’s sediadas na Europa que apresentem soluções que permitam contribuir para a resolução do problema do desperdício à escala global. A concurso podem ser apresentados projectos …

Ler mais »