Início / Agricultura / Ambiente

Ambiente

Proibição do diclofenac, que põe em risco abutres e águias nas mãos da DGAV

Os Projectos de Lei para a proibição de medicamentos veterinários com a substância activa diclofenac, apresentados hoje, 11 de Janeiro, na Assembleia da República pelos Verdes (PEV) e o PAN foram rejeitados, com os votos contra do PS, PSD e CDS. A votação deixa assim a aprovação do medicamento veterinário, que …

Ler mais »

Roteiro para a Neutralidade Carbónica, que prevê a redução até 50% de bovinos, está em consulta pública

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC2050), em processo de consulta pública desde 4 de Dezembro e até 28 de Fevereiro, disponibilizou um mês depois o Anexo Técnico Florestas e Uso do Solo. Relembre-se que a polémica instalou-se depois do ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, anunciar a …

Ler mais »

Universidade de Coimbra lidera primeiro estudo internacional sobre impacto de eucaliptos nos ribeiros

Um estudo internacional sem precedentes avaliou o impacto de plantações de eucaliptos no funcionamento dos ribeiros em diferentes regiões do Mundo. E conclui que concluir que “o efeito das plantações de eucaliptos varia entre regiões e depende do tipo de organismos decompositores”. Mas, foi verificada uma inibição da decomposição total das …

Ler mais »

Economia circular: UE chega a acordo para “preferir” fertilizantes biológicos

As instituições da União Europeia (UE) chegaram a acordo sobre as novas regras em matéria de fertilizantes, proposto pela Comissão Europeia em 2016. Este é um dos principais resultados do pacote relativo à economia circular e vai promover o acesso de fertilizantes biológicos e provenientes de resíduos orgânicos. O acordo …

Ler mais »

Capoulas garante: redução da produção da carne de bovino não é a resposta à descarbonização

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, garantiu hoje, 12 de Dezembro, no Parlamento, que a redução da produção da carne de bovino não é a resposta para a descarbonização global. “A agricultura é o sector que mais fixa carbono, mas contribui também com 10% para as …

Ler mais »

Já leu o Roteiro para a Neutralidade Carbónica que quer eliminar 50% das vacas?

A polémica instalou-se esta semana depois do ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, anunciar a intenção reduzir entre 30% e 50% a produção de carne de vaca até 2050. O anúncio foi feito com a apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica. Mas será a Política Agrícola Comum a …

Ler mais »

Estratégia dos Açores para reduzir emissões de dióxido de carbono não passa pela redução do efectivo bovino

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que os Açores têm uma estratégia própria para reduzir as emissões de dióxido de carbono, pelo que não serão aplicadas na Região as medidas anunciadas pelo ministro do Ambiente na área agrícola, no âmbito do Roteiro para a Neutralidade Carbónica para 2050. …

Ler mais »

CNA: “ministro do Ambiente assume razias para a produção pecuária a pretexto da redução das emissões de carbono”

A CNA — Confederação Nacional da Agricultura garante que a pretensão do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, em reduzir a produção de bovinos, entre 25% e 50% menos até 2050, vai provocar “razias para a produção pecuária”. São menos 850 mil cabeças até 2050. Diz a …

Ler mais »