Início / Agricultura / Capoulas entrega 9 M€ em máquinas pesadas para sapadores florestais
Foto: Portaldo Governo - Paulo Novais/LUSA

Capoulas entrega 9 M€ em máquinas pesadas para sapadores florestais

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, entregou hoje, 10 de Setembro, máquinas pesadas às recentemente criadas Brigadas de Sapadores Florestais, com o objectivo de assegurar que “a prevenção, a gestão, o ordenamento do território e a organização da paisagem possam ser progressivamente conseguidos”.

Este investimento, no valor de nove milhões de euros, insere-se “na aposta do Governo em reformar a floresta”, disse o ministro, numa declaração aos jornalistas no final da cerimónia de entrega do equipamento, no Centro de Operações Técnicas e Florestais da Lousã.

Financiado pelo Fundo Florestal Permanente

A compra deste equipamento foi financiada pelo Fundo Florestal Permanente, em complemento aos fundos europeus, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

“Outra medida muito importante que o Governo adoptou foi a proibição da expansão da área do eucalipto em Portugal, limitando a sua área à actual”, referiu Capoulas Santos, lembrando que, “ao abrigo da Reforma da Floresta em curso, não será possível plantar mais área do que aquela que é arrancada de forma progressiva”.

Capoulas Santos concluiu que “a reforma está a avançar em todas as frentes. Nunca se fez tanto pela floresta, e estou certo de que isso será seguido no futuro, pelos próximos Governos”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Navigator sensibiliza crianças em Aveiro para a importância da floresta

A The Navigator Company, no âmbito do projecto “Dá a Mão à Floresta”, levará a …

Um comentário

  1. A proibição de instalação de culturas de eucaliptos em novas áreas vigora desde quando? Percebe-se muito bem que na imensa área ardida, em 2017, junto da A23, a cultura de eucaliptos parece ser a única a instalar-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.