Início / Agricultura / Candidaturas aos apoios da PAC aumentaram 1,3% desde 2017

Candidaturas aos apoios da PAC aumentaram 1,3% desde 2017

Aumentou o número de candidaturas às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC). A informação do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) revela que este número tem sido crescente nos últimos anos, tendo ultrapassado, em 2019, as 183 mil candidaturas. Desde 2017 o aumento foi de 1,3%.

Os apoios da PAC envolvem anualmente montantes de cerca de 890 milhões de euros: a componente proveniente do FEAGA (Fundo Europeu Agrícola de Garantia), corresponde a 594 milhões de euros por ano; a componente do FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural) os valores pagos atingem um montante de cerca de 297 milhões de euros ano, sendo co-financiados pelo orçamento nacional, explica uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura.

Compensação por desvantagens

Estes apoios, acrescenta o Ministério da Agricultura, visam compensar os agricultores europeus por desvantagens específicas face aos seus concorrentes no mercado mundial, tendo em conta os elevados padrões de exigência em matéria de segurança alimentar e de sustentabilidade da produção.

Visam ainda comparticipar o acréscimo de custos assumidos pelos agricultores, no que toca à prestação de serviços ambientais e à produção de bens públicos de interesse colectivo.

ANOCANDIDATURAS
2017181 267
2018183 231
2019183 649

“O elevado nível de adesão a estes apoios demonstra a sua importância enquanto contrapartida de suporte às actividades desenvolvidas e o crescimento do número de candidaturas é mais um elemento revelador da dinâmica de crescimento do sector, que continua a registar níveis de actividade crescentes, a que correspondem indicadores económicos significativos. É o caso das exportações, cuja estimativa de crescimento, em 2018, aponta para uma taxa superior a 4%”, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Regiões Ultra-periféricas reforçam apoios junto do Parlamento Europeu

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas dos Açores manifestou hoje, 19 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.