Início / Featured / APS apresenta nova Rede de Emergência do Porto de Sines

APS apresenta nova Rede de Emergência do Porto de Sines

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, apresentou a todas as entidades envolvidas nos Planos de Emergência e de Protecção do Porto de Sines a nova Rede de Emergência digital.

Trata-se de uma nova rede digital de comunicações, independente dos operadores de comunicações, que funciona na banda UHF sob equipamentos com alta disponibilidade e redundantes, permitindo a comunicação segura de voz e envio de mensagens escritas entre todas as Autoridades, Oficiais de Protecção e Segurança das Instalações Portuárias e restantes entidades envolvidas nos referidos planos.

Protecção ambiental é área importante

Na sessão de apresentação, José Luis Cacho, presidente da APS, referiu que a segurança e a protecção ambiental são áreas da maior importância para o novo conselho de administração, e que o êxito da actuação, seja ela preventiva ou reactiva, depende em larga medida da eficácia da rede de actores envolvidos nos planos de protecção e de emergência. Referiu ainda que a nova solução digital de comunicações será uma ferramenta essencial para o bom funcionamento desta rede.

Por sua vez, Duarte Lynce de Faria, administrador da APS, destacou as principais melhorias previstas nas áreas de protecção e segurança, que estão já a ser colocadas em prática e que assentam numa lógica de actuação integrada da APS, restantes autoridades, concessionárias, entidades licenciadas e prestadores de serviços.

A apresentação técnica da rede ficou a cargo de Luis Miguel Mourão, responsável da unidade de qualidade, ambiente e segurança do porto, que detalhou as principais características da nova solução de comunicações, bem como a nova metodologia de referenciação matricial e localização dentro da área de jurisdição terrestre do Porto de Sines.

A cada entidade envolvida nos Planos de Emergência e Protecção do Porto de Sines foi entregue um novo rádio digital e um conjunto de mapas de quadrícula para geo-referenciação detalhada na área portuária.

De referir que o Porto de Sines tem um movimento superior a 60% de mercadorias perigosas e é o único porto português que dispõe de Quartel de Bombeiros privativo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.