Início / Agricultura / Água armazenada nas albufeiras estava nos 69% da capacidade total em Março

Água armazenada nas albufeiras estava nos 69% da capacidade total em Março

O volume de água armazenado nas albufeiras de Portugal continental, no final de Março, encontrava-se nos 69% da capacidade total, o que corresponde a um aumento de 2 p.p. face ao final do mês anterior, mas mantendo-se ainda abaixo do valor médio de 76% (1990/91-2017/18), divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2019.

Realça o INE que , até à data, não há registo de limitações de disponibilidade de água para rega ou para abeberamento dos animais

Teor de água no solo desce

No final de Março, o teor de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, registou uma diminuição significativa face ao final de Fevereiro, em especial na região Sul onde, nalguns locais do Alentejo, os valores encontravam-se próximos ou iguais ao ponto de emurchecimento permanente.

Março quente e seco

O mês de Março caracterizou-se, em termos meteorológicos, como quente e seco. A temperatura média do ar (12,8ºC) registou um desvio de +0,9ºC face à normal (1971-2000) e a média das máximas (19,5ºC) foi a nona mais elevada desde 1931.

Entre os dias 22 e 31 de Março ocorreu uma onda de calor que abrangeu grande parte da região Norte, a região do Vale do Tejo e alguns locais do Alto Alentejo.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Fundo para a Conservação dos Oceanos tem 150 mil euros para invertebrados marinhos

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul lançam a terceira edição do “Fundo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.