Início / Agricultura / Agrival. Confagri debate PAC pós 2020 e a agricultura na Região Norte

Agrival. Confagri debate PAC pós 2020 e a agricultura na Região Norte

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal organiza no próximo dia 22 de Agosto o seminário “A PAC pós 2020 e a Agricultura na Região Norte”, no âmbito da 39º Edição da Agrival – Feira Agrícola do Vale de Sousa, a feira agrícola de maior relevância no concelho de Penafiel e uma das mais importantes do país, que decorre entre os dias 17 e 26 de Agosto.

A Sessão de Abertura, com início marcado para as 10h30 no Auditório do Pavilhão de Feiras, estará a cargo de Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, de Vitorino Ferreira, presidente da Cooperativa Agrícola de Penafiel e de José Capela, presidente da AGROS.

Oradores

O Prof. Arlindo Cunha, professor da Universidade Católica e ex-ministro da Agricultura, fará a intervenção de fundo do seminário, que será comentada por Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac e por Idalino Leão, presidente da Fenapecuária.

No final haverá lugar a um debate moderado por Francisco Silva, secretário-geral da Confagri.

O Comendador Manuel dos Santos Gomes, presidente da Confagri, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Luís Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação irão encerrar a sessão pelas 12h30.

Fazer um diagnóstico dos impactos da PAC

“Este seminário tem como principal objectivo fazer um diagnóstico dos impactos da Política Agrícola Comum (PAC) na Região Norte após 2020 e analisar, nesse contexto, os desafios e as oportunidades para a actividade agrícola no Vale do Sousa”, refere o presidente da Confagri.

Adianta aquele responsável que “a Confagri e as suas associadas procuram, com esta iniciativa, sensibilizar os agricultores desta região para a importância do Cooperativismo e das vantagens do trabalho conjunto que há a desenvolver no quadro da PAC, tendo em vista aumentar a capacidade de resposta e melhorar a competitividade do sector”.

O Seminário é já uma tradição com muitos anos, bem como a participação da Confagri nesta Feira, a convite da Câmara Municipal de Penafiel e com o apoio da Cooperativa Agrícola de Penafiel.

A Agrival

A Agrival, que decorrerá entre os dias 17 e 26 de Agosto, é uma referência de Penafiel. Se nas primeiras edições a vertente agrícola e industrial eram o mais importante, com o tempo a parte cultural e desportiva tomaram conta das atenções de todos aqueles que se deslocam, por esta altura, ao Pavilhão de Feiras e Exposições.

Com mais de 300 expositores entre empresas, associações e tasquinhas, são muitos os motivos para se deslocar à Agrival, passando pelos expositores, repondo as forças durante a tarde nas tasquinhas, terminando o dia nos concertos dos melhores artistas nacionais e assistindo a Seminários.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Deu-se um ligeiro decréscimo das cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.