Início / Agenda / 40 cientistas europeus visitam floresta portuguesa

40 cientistas europeus visitam floresta portuguesa

São 40 os cientistas europeus que vão visitar a área florestal do caso de estudo português, 2 Zonas de Intervenção Florestal em Vale do Sousa, Penafiel. O evento realiza-se no âmbito do projecto europeu Alterfor.

Em Portugal o projecto é liderado pelo CEF – Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, tendo como parceiro não-académico a Associação Florestal de Vale do Sousa.

O projecto tem 9 casos de estudo distribuídos por 8 países europeus, onde se estudam formas alternativas de gestão florestal considerando o efeito das alterações climáticas bem como o potencial de oferta de diversos serviços de ecossistema: madeira, armazenamento de carbono, biodiversidade, qualidade da água, serviços culturais e serviços regulatórios (por exemplo resistência aos incêndios, pragas e doenças).

3º encontro geral do projecto Alterfor

Esta visita à floresta Portuguesa insere-se no 3º encontro geral do projecto Alterfor que decorre de 12 a 14 de Junho na Universidade Católica Portuguesa, campus Asprela, Porto.

No dia 13 de Junho de manhã serão visitadas 3 áreas florestais no concelho de Penafiel (eucaliptal, pinhal e área ardida):

  • 1ª paragem – 8h20: Capela, Penafiel (junto ao cemitério)
  • 2ª paragem – 9h30: Parque de merendas Alto da Pegadinha, Lagares, Penafiel
  • 3ª paragem – 11h00: Cabroelo, Penafiel (saída de Cabroelo pela N319)

Mesa redonda

Da parte da tarde realiza-se uma mesa redonda entre os cientistas europeus e diversas entidades portuguesas (ICNF, Gabinetes técnicos florestais, Quercus, Navigator Company, Floresta Atlântica e pequenos proprietários).

Serão apresentadas e discutidas as actuais dificuldades de gestão florestal e as potenciais alternativas para a floresta portuguesa.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Angola prepara estratégia para melhorar gestão dos recursos marinhos

O Ministério das Pescas e do Mar de Angola está a elaborar uma estratégia nacional, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.